Notícias

Programa Família Acolhedora está com inscrições abertas

02/05/2019

O programa Família Acolhedora, desenvolvido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social desde 2017 em Guarapuava, está com inscrições abertas até 24 de maio para cadastrar e capacitar pessoas interessadas em receber em suas casas, pelo período máximo de dois anos, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situações de risco. “O Família Acolhedora é uma modalidade de acolhimento familiar. O que difere do acolhimento institucional é o carinho, a atenção e o afeto individualizado’’, esclareceu a coordenadora do programa, Regiane Cristina Lopes de Moraes. Atualmente, 19 famílias guarapuavanas estão recebendo 27 crianças em suas casas. A meta é chegar a 40 crianças em acolhimento familiar.

Os pré-requisitos são ter no mínimo 21 anos, não estar inscrito no Cadastro Nacional de Adoção, residir no mínimo há um ano em Guarapuava, não ter antecedentes criminais, ter renda comprovada, participar do processo de habilitação e das atividades do serviço e parecer psicossocial favorável, expedido pelo Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. Não há restrição ao sexo, estado civil e formas de composição familiar.

Para se cadastrar é necessário entrar em contato com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que fica na rua Senador Pinheiro Machado, 1075 ou pelo telefone (42) 3623-7995. O programa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Guarapuava, Ministério Público e Poder Judiciário.