Programa EMPRIME inicia o “Empreenda” para micro e pequenos empreendedores de Guarapuava

07/11/2022

O seminário, em parceria SEBRAE, busca capacitar os empresários de micro e pequenos empreendimentos do município.

Nesta segunda-feira (07), a prefeitura de Guarapuava, por meio do Programa EMPRIME iniciou o “Empreenda”. O seminário, em parceria SEBRAE, busca capacitar os empresários de micro e pequenos empreendimentos do município, com atividades com a metodologia Flow, que consiste na pessoa ficar imersa em sua atividade, deixando todo o restante de lado durante a capacitação.

“Estamos vivendo um momento de novos desafios, onde é necessário buscar novos conhecimentos e mentorias que auxiliem a redirecionar os propósitos, melhorando a forma de empreender. Cada participante vai poder aprofundar suas habilidades e assim, se destacar ainda mais no ramo que atua”, comenta a coordenadora do programa EMPRIME, Ana Cláudia Klosouski de Andrade.

Ao todo, os gestores terão 40h de capacitação durante esta semana, com orientações e atividades que pretendem mudar a visão e o posicionamento dos empreendedores.

“O seminário busca prover capacitação por meio de ferramentas. A metodologia é Flow, em que o participante vai sempre usar ferramentas, vai fazer uma análise das suas competências e o quanto ele precisa. Mas esse programa é uma experimentação de trabalho em equipe, e por meio da metodologia do Flow, a pessoa vai estar sempre se avaliando. Por exemplo, se ela acha que tem muitos desafios e tem pouca competência, talvez ela diminua o desafio, aumentando a competência, para então diminuir a ansiedade. O objetivo é manter a pessoa no fluxo, reduzir o medo e ampliar a autoconfiança”, esclareceu Valdete Noveli Rhoden, consultora do SEBRAE.

Buscando destaque e mais conhecimento, Vanderlei de Andrade Júnior, que está começando a empreender como desenvolvedor de aplicativos, vê no programa uma forma de ampliação das suas informações sobre o tema. “O programa está sendo uma ampliação de horizontes sobre o conceito de empreendedorismo. Porque até o momento, para mim, tem sido um tabu, já que eu estou começando agora. Eu estou esperando fazer novas conexões, aprender na prática, empreender e ter mais informações”, relatou.