Programa Emprime apresenta balanço de ações realizadas no ano de 2021

23/03/2022

Com o atendimento e suporte a mais de 700 empresas, colocando em foco o papel do empreendedor na busca de soluções para desafios, além de provocar a retomada da economia. O programa EMPRIME, resultado da parceria entre a Prefeitura de Guarapuava e o SEBRAE, apresentou na manhã desta terça-feira (22), os resultados de 2021. Na ocasião também foi assinado o contrato de continuidade do programa.

“Essa programa foi um desafio lançado em meio a pandemia, para fomentar a economia, ajudar os empresários da nossa cidade a solucionar os problemas do seus negócios, incentivando a inovação e o crescimento, e deu muito certo. E quero parabenizar a todos pelo desenvolvimento do programa e pelos bons resultados que é fruto de muito trabalho”, destacou o prefeito, Celso Góes.

Dentro dos quatro eixos, em 2021 foi regulamentada a lei de liberdade econômica no eixo simplificado. Mais de 100 empresas fizeram parte do processo Simplifica, resultando em liberdade econômica de forma fácil e simplificada.  Mais de 100 empresas de diversos setores estiveram no processo de retomada, 33 na área de alimentos e 34 no varejo. “O Emprime cumpriu seu objetivo em 2021 e toda projeção do programa, auxiliando muitas empresas em um ano de pandemia e de dificuldades para os empresários. E, em 2022 não será diferente, estamos reestruturando e abrindo novos eixos e projetos, políticas públicas para incentivo aos pequenos negócios que auxiliarão ainda mais na melhoria do Ambiente Empresarial e crescimento da economia”, contou a  coordenadora do Emprime, Ana Cláudia Klosouski.

O EMPRIME também fomentou o acesso a crédito orientado, reduzir juros e dar auxílio financeiro ao eixo Fomenta, liberou R$ 1.125.000,00 no projeto Fomenta Paraná, atendendo 155 empresas. No projeto Crédito SCG, foram atendidas 114 empresas, com a injeção de 4 milhões na economia local.  “Essa soma de esforços da Prefeitura Municipal com o SEBRAE, alavancou mais de 10 mil empresas guarapuavanas,  dando o aporte de recursos e investimentos. Que possamos ter como meta para 2022 expandir ainda mais o nosso programa e girar a nossa economia local”, ressaltou o consultor do Sebrae, Agenor Felipe Krysa.

Com resultados positivos, o eixo Inova, também ganhou destaque no programa, buscando inovar em tecnologia projetos de inovação e ecossistemas, disponibilizou 312 mil reais para subsídios de projetos às empresas, com o Inova Inside. Já no Inova Journey foram atendidas 157 empresas, e através do Inova Park foram incubadas no Celeiro de Inovação do Cilla Tech Park , 3 startups. “Alcançamos todas as metas do programa, atingindo os objetivos de auxiliar as empresas e principalmente desenvolver novos projetos que logo vão começar a dar frutos em Guarapuava. Que possamos em 2022, alcançar mais empresas”, finalizou o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Sávio Denardi.