Notícias

Programa EMPRIME apresenta balanço das atividades de 2022

08/12/2022

O ano de 2022 consolidou as ações do setor, ampliando a atuação do poder público para o desenvolvimento da cidade por meio do empreendedorismo.

 

Na manhã desta quinta-feira (08), a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Agência do Empreendedor, do Programa EMPRIME, em parceria com o SEBRAE, promoveu, no Küster Hotel, o evento de encerramento das ações realizadas no ano de 2022.

 

Durante o encontro, que reuniu dezenas de pessoas ligadas ao empreendedorismo, foram elencados diversos assuntos, dentre eles,  as ações e o balanço das atividades do ano, além dos resultados que possibilitaram diversas conquistas.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e de Inovação e Tecnologia, Sávio Denardi, destaca sobre a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento do município. “Estamos colocando Guarapuava em destaque por este quesito. Através do empreendedorismo, entramos para o ranking e nos tornamos uma das cidades mais inteligentes do País. Isto é muito gratificante e satisfatório, pois vemos que estamos no caminho certo, gerando empregos e contribuindo para a nossa economia”, destacou. 

 

Os índices positivos foram fundamentais para que Guarapuava aparecesse no Ranking da Urban Systems, como uma das 100 cidades mais inovadoras do Brasil na categoria de Empreendedorismo, em municípios com população entre 100 e 500 mil habitantes. Ainda na área de empreendedorismo, a cidade conquistou o quinto lugar nacional e o primeiro lugar no Paraná e na Região Sul.

 

Fazem parte da avaliação, o crescimento do número de MEI’s, Incubadoras de empresas e start-ups. O estudo apontou um aumento superior a 18% de microempreendedores no período pesquisado.

 

A coordenadora do Programa EMPRIME, Ana Cláudia Klosouski, comemorou os resultados obtidos no ano e disse que isso representa um grande avanço para Guarapuava em se tratando de empreendedorismo. “Este ano foi muito relevante para nós no quesito empreendedorismo e inovação. Realizamos diversos projetos e atendimentos aos empreendedores ao longo de 2022 que resultaram em reconhecimento em nível nacional. Isto nos mostra que nossa cidade tem um potencial enorme para se desenvolver. Todas essas ações se deram  graças aos nossos empreendedores e parceiros, como o SEBRAE, que são visionários e trabalham em prol do desenvolvimento”, enfatizou. 

 

Ana falou também, sobre a importância de o município ter um prefeito empreendedor e que acredita no potencial local. “Antes de o Celso ser prefeito ele já era empreendedor. Ele nos procurou quando estávamos apresentando os projetos e falou que já havia acessado o Programa Empretec. Naquele momento, vimos o quanto ele acredita neste setor e entende a importância de se investir no empreendedorismo para o desenvolvimento de Guarapuava. Por isso, não é à toa que somos merecedores de todos esses prêmios. O principal deles é o de prefeito empreendedor”, sublinha. 

 

O ano de 2022 consolidou as ações do EMPRIME ampliando a atuação do poder público para o desenvolvimento da cidade por meio do empreendedorismo. Além de potencializar a força empresarial guarapuavana, as ações possibilitaram também, diversas conquistas, entre elas, a do prêmio Prefeito Empreendedor do SEBRAE, em nível estadual.

 

Ao longo de 2022, a Agência do Empreendedor também recebeu três prêmios estaduais, ficando com o ouro como Cidade Empreendedora, Sala do Empreendedor e Prêmio Estadual de Microcrédito, na categoria de cidades com 100 a 200 mil habitantes.

 

O empresário do ramo de tecnologia, Emerson Theodorovicz, explica como se sente ao participar dos projetos e na importância do estudo e aprimoramento enquanto empreendedor. “A lição que o EMPRIME nos passa é que não podemos parar. Eu já fiz o Empretec há dez anos, e vejo a necessidade de buscar mais conhecimento sobre empreender. O mercado é competitivo e nos cobra. Temos essa necessidade de buscar a atualização”, explicou. 

 

Laís Carneiro, empresária do ramo de confeitaria, se diz grata pelo atendimento recebido ao longo do ano pelo Programa EMPRIME. Ela ainda contou como o aprendizado contribuiu para melhorias em seu negócio. “Fazer parte do Programa EMPRIME realmente foi um divisor de águas em minha vida. Eu consegui enxergar a confeitaria como um grande diferencial no mercado. Fui entendendo o passo a passo em se tratando de desenvolvimento. O grande diferencial do EMPRIME e da sua equipe é que eles têm um atendimento humanizado e estão realmente inseridos e empenhados em mudar a nossa empresa e a desenvolver nossas potencialidades”, elencou Laís. 

 

O evento contou também com a palestra do consultor do SEBRAE e especialista em formação de lideranças, Adilson dos Santos, que abordou que o propósito do desenvolvimento é melhorar a vida das pessoas em todos os sentidos. 

 

“Investir no desenvolvimento e no empreendedorismo, impacta diretamente em nossa sociedade. O desenvolvimento é necessário para que as pessoas tenham uma vida melhor, para a ampliação de oportunidades. Neste ciclo, há alternativas e possibilidades para a retenção de talentos, bem como para fortalecer suas bases e, por fim, elevar o ingresso monetário, aumentando a riqueza local”, argumentou. 

 

Por fim, o gerente regional do SEBRAE, Joel Franzil Junior, complementou a fala de Adilson e reafirmou que acredita que investir no desenvolvimento é investir na população.

 

“Eu faço das palavras do Adilson as minhas também. E com isso, vemos que estamos no caminho certo, pois o número de empresas e de empregos criados é muito expressivo. O nome de Guarapuava está diretamente associado à inovação, desenvolvimento e tecnologia. E isto é motivo de muito orgulho, pois vemos que as pessoas que por aqui passam, levam esta imagem da nossa cidade’, sublinhou Joel. 

 

Para ter acesso a todos os dados e números completos das ações realizadas pela prefeitura de Guarapuava, por meio da Agência do Empreendedor e do Programa EMPRIME  CLIQUE AQUI. 

 

SELO COMÉRCIO- 2023

 

Uma das novidades destacadas para o ano de 2023 é o “Selo Comércio”. A ação irá premiar as empresas participantes que se destacarem em boas práticas de gestão, potencializar competitividade, sustentabilidade, reconhecer a performance e o atendimento de excelência ao consumidor.