Notícias

Programa Economia Solidária capacita 17 empreendedores

09/03/2020

Autogestão, solidariedade e cooperação são os princípios do Programa Economia Solidária que capacitou e formou 17 empreendedores guarapuavanos nesta sexta (06). Essa foi a terceira oferta do curso. O programa alia teoria e prática, pois oferece um ambiente adequado para os participantes comercializarem a produção. “Nós conseguimos inserir um sistema de colaboração, colocando à disposição da comunidade diversos produtos, para que a sociedade possa usufruir”, citou o secretário de Agricultura, Ademir Fabiane.

 

É um jeito novo de comercializar produtos de maneira sustentável, autogerido pelo próprio grupo, que transforma a vida das pessoas envolvidas.

 

A capacitação é um incentivo para que os empreendedores acreditem no próprio negócio e ajudem a cidade a crescer. “É um jeito novo de comercializar produtos de maneira sustentável, autogerido pelo próprio grupo, que transforma a vida das pessoas envolvidas, gerando empregos e mais ofertas de produtos e vendas dentro do município”, ressaltou a coordenadora dos cursos profissionalizantes/autonomia econômica da Secretaria da Mulher, Vandeca Chizini da Fonseca.

 

 

Os alunos do curso podem participar da Rede de Economia Solidária de Guarapuava, o que permite comercializar os produtos em espaços públicos da cidade. “Com mais locais de oferta, as vendas devem aumentar”, é o que acredita a empreendedora Maria Chagas Machado, que durante dois anos vendeu sabão na própria casa e pelas ruas do bairro levando o produto em um carrinho de mão. “Eu acho que vou vender mais, vai aumentar a renda, porque antes eu não tinha um local para expor o produto, agora mais pessoas vão conhecer e comprar o meu sabão”, afirmou.