Programa de Controle ao Tabagismo realiza evento comemorativo ao Dia Nacional do Combate ao Fumo

30/08/2017

Na tarde dessa quarta-feira (30) o Programa de Controle ao Tabagismo de Guarapuava realizou uma reunião com os profissionais que atuam no programa desde que ele foi lançado, em 2006. Na reunião, foram exibidos depoimentos de participantes e um levantamento de dados sobre o programa. Em onze anos de funcionamento já foram atendidas mais de 2500 pessoas. “Temos 86% dos participantes do programa que conseguiram parar de fumar, mas queremos aumentar esse número. Para isso, estamos realizamos campanhas como o Paraná Livre do Tabaco, que proíbe a utilização o cigarro em ambientes públicos”, ressaltou Fernanda Spyra, coordenadora do programa.

O objetivo da reunião também foi de conscientizar os profissionais para que eles ofereçam um trabalho mais humanizado, fortalecendo o contato direto com os pacientes. “O cigarro pode causar cerca de 50 problemas de saúde em uma pessoa e é a principal causa de morte evitável do planeta, por isso, é nosso papel incentivar que as pessoas parem de fumar, pois nunca é tarde”, destacou a Secretária de Saúde, Renata Araújo Brito.

Se você tem interesse em parar de fumar, a Secretaria de Saúde pode te ajudar. Para isso, basta procurar a Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e conversar com os profissionais. Lá você recebe o encaminhamento para o Programa de Controle ao Tabagismo de Guarapuava. “O programa abre grupos a cada três meses, e os pacientes recebem acompanhamento médico e psicológico, até mesmo depois conseguirem parar de fumar”, finaliza Fernanda.

Participou também do encontro o Vereador Pedro Moraes, que é Presidente da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social da Câmara dos Vereadores.

Publicado em 30/08/2017.