
Profissionais de Saúde participam de treinamento com práticas referentes à PCR e RCP
12/05/2023
Os profissionais passaram pelo treinamento, a fim de aprimorar o conhecimento e melhorar o atendimento à população.
Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e acadêmicos de medicina e enfermagem das três unidades de urgência: UPA Batel, Urgência Trianon e Urgência Primavera estão participando de um treinamento com práticas referentes à Parada Cardiorrespiratória (PCR) e Reanimação Cardiopulmonar (RCP). A ação está ocorrendo no laboratório de habilidades do Centro Universitário Campo Real através do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES).
Conforme os organizadores, o treinamento é de suma importância para aprimorar o conhecimento, melhorando, assim, o atendimento à população. A coordenação das unidades e o Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (DGTES) estão efetuando um cronograma de treinamentos com diversos temas a serem realizados durante o ano para as equipes das unidades de urgência.
“Queremos que todas as nossas equipes estejam treinadas e capacitadas para que possamos desenvolver um trabalho de melhor qualidade e prestar uma melhor assistência aos usuários. Escolhemos iniciar com PCR e RCP pois é essencial que, em um momento de parada cardiorrespiratória, a equipe esteja devidamente treinada e proceda da melhor forma possível com o atendimento”, destacou a enfermeira da Divisão Ambulatorial 24 horas do Departamento de Urgência e Emergência, Mireille Dussanoski.
As práticas estão sendo ministradas pelo médico coordenador da UPA, Marcos Kosteczka, pela coordenadora da Urgência Trianon, Fernanda Fabiane, pela coordenadora da Urgência Primavera, Bruna Pereira e pelo enfermeiro do SAMU, Franco Bittencourt.
O treinamento foi realizado em duas etapas, sendo a primeira uma aula teórica para relembrar os pontos estudados e repassar o protocolo e suas atualizações. Já a segunda, tem relação com as atividades práticas, onde estão sendo operadas seis estações com casos clínicos, e todos os profissionais passam por todas elas, como se estivessem em uma sala de emergência atendendo a um paciente real.
As atividades que iniciaram nesta semana, continuam nas tardes das próximas quarta (17) e quinta-feira (18), com o encerramento na sexta-feira (19).