
Profissionais de educação de Guarapuava participam da apresentação de mais um projeto do Programa “Crer&Ser”
10/05/2023
O projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) começou a ser trabalhado em Guarapuava em 2015 e a cada ano, é realizada a adesão das escolas e a formação dos professores.
Durante toda a quarta-feira (10), foi realizada a apresentação do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) para profissionais da educação, no SEBRAE Guarapuava, com a participação da palestrante Alessandra Serra, falando sobre Educação Empreendedora.
O projeto, que existe desde 2013, começou a ser trabalhado em Guarapuava a partir de 2015 e a cada ano é realizada a adesão das escolas e a formação dos professores. Neste ano, visando a potencialização da educação municipal, o JEPP integra um programa maior da Prefeitura de Guarapuava, que é o Programa Municipal de Educação Empreendedora e Inovação, chamado de “Crer&Ser”.
“Esse é mais um projeto que auxilia os guarapuavanos no mundo do empreendedorismo. Somos um polo inovador e investindo em projetos como este, damos mais oportunidades para nossas crianças e jovens que são o futuro de Guarapuava”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
Para o professor poder aplicar o JEPP, ele precisa ter uma formação sobre o conteúdo. Atualmente essa formação está ocorrendo em EAD (educação à distância). Após a formação do professor, é realizada uma oficina para dar início ao trabalho. Os professores e os alunos recebem todo o material do SEBRAE, já as escolas recebem assessoria desde o início da implantação do programa até a feira final, que é o momento em que as escolas e os alunos apresentam para a comunidade o que foi produzido durante o ano.
“Esse programa o ‘Crer&Ser’ engloba todos os projetos que já ocorrem nas escolas e nos CMEI. São dois eixos que: Inova Kids e Educa UP. Dentro de cada eixo, temos uma parcela dessas nossas unidades trabalhando empreendedorismo, inovação, tecnologia e educação financeira. O que nos deixa muito felizes são os parceiros que vêm somar conosco para a apresentação desse programa, em especial, o SEBRAE, o Sicredi e a própria RPC. A intenção deste programa é dar ainda mais sustentabilidade para a gestão do nosso prefeito. Poder somar na participação dele novamente no prêmio de Prefeito Empreendedor, porque é muito importante poder manter esse título para Guarapuava. Mas o mais importante de tudo, é podermos entregar para as nossas crianças mais oportunidades. Realizar tudo isso, nos satisfaz. Estamos felizes em oferecer oportunidades de um futuro melhor, de uma vida melhor, não só para eles, mas para toda a família. É o que o programa vai apresentar ao longo de sua aplicação”, ressaltou o secretário de Educação, Pablo Almeida.
O projeto está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em conformidade com o referencial curricular do município, mas traz uma metodologia que o professor pode levar ao aluno para que ele desenvolva a sua criatividade, suas habilidades e as competências socioemocionais e gerais previstas na BNCC. Isto faz com que o aluno atinja o seu desenvolvimento integral, conforme discorreu a diretora do Departamento Pedagógico, Ana Paula Vergel da Rocha.
“Estamos no lançamento do programa ‘Crer&Ser’, que é um programa de educação empreendedora que vai entrar nas nossas unidades de ensino, nos CMEI e nas escolas municipais. Ele agrega, pois pega o potencial criativo do professor no desenvolvimento de projetos e traz ferramentas que fazem com que os resultados sejam ainda melhores”, salientou.
Segundo a consultora e gestora do projeto de Educação Empreendedora na Regional Centro do SEBRAE, Márcia Beatriz da Silva, a palavra empreendedorismo está aliada à autonomia. Por isso, conforme emenda, o “Crer&Ser” tem importância no município, pois gera autonomia nas crianças para que elas adquiram percepção e possam identificar oportunidades e desafios durante a vida.
“Essa integração está apenas dando uma nova roupagem, porque sabemos que as escolas de Guarapuava já desenvolvem muitos projetos e muitos deles podem ser interdisciplinares. É uma forma também de auxiliarmos nessa condução, para que seja um projeto maior, integrado, para as crianças e para Guarapuava. É uma maneira de prepararmos essas crianças e esses jovens para o futuro. Não só para ser um empresário, mas principalmente, para que esta criança seja protagonista da sua própria vida”, comentou a gestora.