
Profissionais da Saúde participam do 5º Seminário Municipal de Aleitamento Materno
01/08/2019
Profissionais e estudantes da área da saúde participaram do 5º Seminário Municipal de Aleitamento Materno, nesta quinta-feira (1º), na Unicentro. O tema central abordou Empoderamento e Aconselhamento da Família no Aleitamento Materno. “Escolhemos este tema porque existe um tabu muito grande que só a mãe é responsável por alimentar a criança, porém toda a família, comunidade, empresas, são responsáveis pelo aleitamento materno. Se não tiver alguém que esteja com a mãe nesse processo, as chances de deixar a criança com o complemento são muito grandes e isso prejudica a saúde”, ressaltou a presidente do Comitê Gestor Municipal de Aleitamento Materno, Cristiani Marchiore.
Durante o evento, ocorreram palestras e discussões sobre o impacto da mudança da previdência e o aleitamento materno, amamentação segura, processo da lactação e apresentação do serviço prestado pelo Banco de Leite Humano do Hospital São Vicente. “Para nós que acompanhamos as mães e os bebês nos primeiros dias nas Unidades Básicas de Saúde, temos uma dificuldade muito grande porque cada mãe e bebê são únicos. Então eu gostei do posicionamento dos palestrantes hoje, porque eles colocaram isso, onde devemos utilizar a teoria para ajudar as mães, mas sem estabelecer regras ou pressão sobre elas”, comentou a residente enfermeira, Jessica Rodrigues.
A cada dois anos, no início de agosto, em alusão a Semana Mundial de Aleitamento Materno, é realizada uma ação estratégica de mobilização social sobre a importância deste método de alimentação para os bebês. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Comitê Municipal de Aleitamento Materno.