Profissionais da saúde discutem elaboração de Plano de Contingência para acidentes com múltiplas vítimas

19/06/2020

Preservar vidas através da união de diversos profissionais. Foi esse o objetivo da reunião desta sexta-feira (19) que resultou na elaboração do Plano de Contingência para acidentes com múltiplas vítimas. O encontro contou com a colaboração de profissionais do Samu, Corpo de bombeiros, 5ª Regional de Saúde, Hospital São Vicente, Instituto Virmond e das Concessionárias de rodovias EcoCataratas e Caminhos do Paraná.

“Foi a primeira vez em Guarapuava que diferentes órgãos conversaram e elaboraram um planejamento de ações para acidentes com múltiplas vítimas. Após alguns acidentes recentes na região, visualizamos a necessidade de unir forças com  todos os setores envolvidos para planejar ações efetivas, que salvem vidas”, afirmou a coordenadora de enfermagem do Samu, Jaqueline Wesan.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A execução do plano foi dividida em duas etapas: a primeira estabelece a organização de um fluxograma com datas para as ações das equipes e a segunda propõe o treinamento  especializado para acidentes graves. Para atender a demanda de Guarapuava e dos municípios vizinhos, foram montadas três equipes com profissionais de todos os setores envolvidos. “A primeira equipe vai preparar os profissionais que fazem o primeiro atendimento no local do acidente. Uma segunda equipe vai treinar os profissionais que atendem nos hospitais da região e uma terceira, atuará nos hospitais de Guarapuava”, explicou Jaqueline.