Profissionais da saúde de Guarapuava apresentam trabalhos na 3ª Mostra Paranaense de Projetos de Pesquisa para o SUS

28/07/2017

Os Profissionais da Secretaria de Saúde de Guarapuava apresentam os trabalhos desenvolvidos no município nesta sexta-feira (28), durante a 3ª Mostra Paranaense de Projetos de Pesquisa para o SUS, em Curitiba. O evento, que tem como objetivo contribuir para a expansão e qualificação da saúde no Paraná, também possibilita a troca de experiências e a discussão entre diferentes equipes que atuam na saúde pública do Estado. “É um grande orgulho saber que o trabalho desenvolvido aqui em Guarapuava servirá de exemplo para outros municípios, pois trabalhamos diariamente para apresentar à população um serviço de qualidade”, comenta o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Durante a Mostra, as melhores experiências serão premiadas no 2º Prêmio Inova Saúde Paraná. Entre os concorrentes está o trabalho de Tutoria na Atenção Primária à Saúde e a Implementação da Linha Guia de Saúde Bucal. “Com a linha guia padronizamos o atendimento odontológico na classificação de pacientes em baixo, alto e médio risco e também nas gestantes. Somos pioneiros no Estado do Paraná na consolidação desta linha”, destacou a Secretária de Saúde, Renata Brito Araújo.

Outro trabalho apresentado em Curitiba é o Impacto Multifatorial da Fisioterapia na Comunidade, realizado na UBS Vila Carli, desenvolvido pelo fisioterapeuta Maciel Rodrigues da Sillva. “Avaliamos a satisfação dos pacientes portadores de dorsalgia atendidos em grupo, bem como a diminuição de consultas médicas e prescrição de medicamentos e os resultados foram surpreendentes”, comenta Maciel que trabalha em parceria com o educador físico Alessandro Pawlas Carazzai. “Estamos incentivando os pacientes de fisioterapia a praticar atividades físicas também, com isso aumentamos a qualidade de vida dessas pessoas e reduzimos  a reincidência de pacientes para a fisioterapia”, explica o educador físico.

“A indicação para receber o prêmio já é um reconhecimento do bom trabalho que desenvolvemos na área da saúde em Guarapuava. Os investimentos da Prefeitura são constantes e fazem toda a diferença para termos esse reconhecimento”, finaliza a secretária Renata.

Publicado em 28/07/2017.