Notícias

Professores da rede municipal participam de formação da prova Saeb

01/08/2023

O projeto +Cinco vai auxiliar as educadoras a desenvolver suas metodologias e preparar os estudantes para a avaliação nacional.

 

Nos dias 31 de julho e 1 de agosto, 45 professoras da rede municipal de ensino participaram de uma capacitação do projeto + Cinco. A iniciativa educacional é promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e oferece suporte pedagógico aos professores regentes das turmas de 5º ano que estão preparando os estudantes para a prova Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). 

 

A Escola Municipal Professora Carmen Teixeira Cordeiro recebeu as professoras participantes que foram divididas em dois grupos nos dias de formação. A equipe da SME esteve junto às educadoras para coordenar o encontro, alinhar estratégias e repassar orientações sobre a prova. 

 

“O trabalho de capacitação continuada para nossas professoras é de extrema importância para preparar nossos alunos de maneira eficaz e qualificada para enfrentar essa avaliação, trata-se de uma ação importante do nosso sistema educacional que contribui significativamente para o desenvolvimento pedagógico dos nossos alunos e contribui para um processo de educação de qualidade”, destacou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.

 

A fim de definir o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das unidades de ensino do país, bianualmente o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realiza o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e efetua um diagnóstico concreto da educação básica brasileira. A prova avalia o desenvolvimento e domínio de matemática e língua portuguesa dos estudantes de 5º e 9° ano do ensino fundamental e 3° ano do ensino médio. 

 

Segundo a assessora pedagógica da SME, Márcia Raquel Rocha, a avaliação reconhece as dificuldades da educação básica no município. “A prova Saeb é importante pois mostra o nível de desenvolvimento dos alunos ao final de cada etapa escolar e revela onde há falhas na aprendizagem para que se possa estabelecer estratégias para tentar sanar estas falhas”, sublinhou a assessora.

 

Para preparar os estudantes da rede municipal, o projeto +Cinco está sendo aplicado novamente, agora com uma proposta diferente. A iniciativa surgiu em 2021 para suprir as necessidades do ensino remoto. O projeto é idealizado pela Secretaria Municipal de Educação, oferece aos alunos da rede municipal videoaulas de língua portuguesa e matemática e são ministradas pelas assessoras pedagógicas da SME, Marlete Lima Crissi e Márcia Raquel Rocha. 

 

Atualmente, as aulas serão disponibilizadas na plataforma Educa +. O planejamento de metodologia, criado pelas educadoras a partir das videoaulas, será compartilhado com outros usuários, permitindo a preparação dos estudantes para o Saeb, que será aplicado entre outubro e novembro. 

 

“A formação do projeto +Cinco se faz importante para subsidiar pedagogicamente os professores para que possam oferecer aos seus alunos além da aprendizagem, uma preparação para a prova que irão realizar futuramente”, ressaltou a assessora pedagógica da SME, Marlete Lima Crissi.

 

Na formação, as educadoras foram organizadas em duplas e retomaram conteúdos das videoaulas. A partir disso as equipes ficaram responsáveis por elaborar atividades na plataforma Educa+, a partir dos descritores de alguns vídeos. No fim, 24 planos de aulas foram produzidos e disponíveis para o resto do grupo. 

 

Para a professora Isoneia Tomacheski, educadora há mais de 33 anos e regente de uma turma de 5° ano na Escola Municipal Professor Ruy Virmond Marques, a capacitação foi de suma importância para preparar os professores e analisar melhores metodologias para auxiliar os estudantes. “Embora ainda surjam dúvidas com a plataforma. Foi uma experiência muito válida e gratificante”, finalizou a educadora.

 

Desde o início do ano, alunos que cursam o 5° ano nas instituições educacionais do município estão se preparando para o Saeb e realizando trimestralmente simulados que analisam os domínios do estudante. 

 

Em Guarapuava, cerca de mil estudantes das escolas municipais devem participar. A avaliação vai ser aplicada entre os dias 23 de outubro a 10 de novembro em todas as unidades de ensino do país.