
Professores da rede municipal de ensino participam de formação do programa “Educa Juntos”
10/05/2023
De 8 a 11 de maio está ocorre, na Uniguairacá Centro Universitário, a formação em alfabetização de língua portuguesa para professores dos 1º e 2º anos das escolas municipais de Guarapuava.
O programa “Educa Juntos” disponibiliza material complementar de apoio didático aos anos iniciais do Ensino Fundamental para as redes públicas de ensino do Paraná. Este ano, o programa estadual está aliado ao programa municipal chamado “Alfabetização em Foco” que teve início em 2022 e contempla formações para os professores de primeiro e segundo anos.
“Nossos professores receberam um material riquíssimo do governo do Estado e agora recebem o auxílio para saber a melhor forma de aplicar o ensino para as nossas crianças. Com essas formações, ajudamos a expandir o conhecimento que nossos professores já possuem e trazemos mais qualidade no serviço de ensino municipal”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
“O Educa Juntos veio para somar. Aliado ao programa ‘Alfabetização em Foco’, o material disponibiliza ações que vamos desenvolver com relação a agrupamentos dos polos com formações diretas com os professores. Periodicamente, vamos poder ampliar esse trabalho em prol da alfabetização das nossas crianças”, salientou o secretário de Educação, Pablo Almeida.
Durante a semana, os professores da rede municipal puderam participar de explanações e atividades teóricas e práticas ministradas pelas assessoras pedagógicas, Marlete Lima Crissi e Marcia Raquel Rocha.
“Neste momento, nós estamos apresentando o material que já chegou e foi entregue para as escolas. Agora, estamos trabalhando com os professores para que eles saibam como o material é dividido, bem como, sua composição. A partir de então, passamos para as orientações que o material já contempla, a fim de que eles desenvolvam atividades em sala de aula”, Marcia.
Para as professoras do 2º ano da Escola Municipal Professor Francisco Contini, Franciele de Fátima Zavoski e Solange Padilha, a semana de formação é importante para a profissão e as atividades foram muito proveitosas.
“Até agora, tudo o que foi falado eu gostei bastante e me identifiquei em sala de aula com as crianças. Tudo que as assessoras estão passando para nós, está sendo bem positivo. Eu fiz várias anotações para depois, pôr prática”, ressaltou Franciele.
“O próprio livro do professor foi muito utilizado, pois seu conteúdo é extremamente produtivo e a formação está sendo bem esclarecedora. Geralmente, para quem está entrando, é mais proveitoso, mas mesmo para quem já tem anos de experiência, está sendo uma revisão de grande valia”, expressou Solange.