Notícias

Produção de morangos semi-hidropônicos oferece oportunidade para agricultor incrementar renda

07/06/2017

O Programa Vida Rural, da Secretaria de Agricultura e Turismo de Guarapuava, vem desenvolvendo projetos para melhorar a vida de pequenos produtores rurais. Entre essas iniciativas, está a produção de morangos semi-hidropônicos, que consiste no cultivo do fruto em estufas, proporcionando um alimento mais limpo e de qualidade.

Entre as pessoas que decidiram investir nesse projeto, está Janete Stroncek, moradora do Jardim Aeroporto. Com ajuda do marido, ela já desenvolvia em sua propriedade o cultivo de horta, criação de carneiros e explorava o turismo rural, mas resolveu também investir na produção de morangos para incrementar a renda.

A produção começou há um ano e “Dona” Janete está muito contente com os resultados. “O mais difícil foi montar a estufa, mas depois é tudo bem tranquilo. A partir do terceiro mês já tem produção. No primeiro ano não produzi muito, mas não dá pra reclamar”. A colheita dos morangos é feita três vezes por semana, e distribuída para um restaurante da cidade. Por mês, são em torno de 15 a 20 kg produzidos. “Nós temos muita procura, às vezes até falta para o restaurante. Aos domingos eu faço espetinhos para vender a quem vem visitar o sítio. Hoje nós produzimos bem mais do que quando começamos”.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Agricultura e Turismo, Itacir Vezzaro, essa é uma forma de agregar valor a propriedade rural. “Nós acompanhamos muitos produtores que estavam com dificuldades nas produções e ajudamos por meio de planejamentos e assistência técnica”, finaliza o secretário.

Publicado em 07/06/2017