Notícias

PROCONS DE TODO O BRASIL REALIZAM MUTIRÃO ONLINE DE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS

12/03/2021

A ideia é promover condições ao consumidor que queira reequilibrar as contas  e evitar a negativação.

 

A iniciativa está inserida no conjunto de ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor. O PROCON de Guarapuava, juntamente com a  Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL) e a Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN), realizam o “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas“, entre os dias 15 e 31 de março que acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos WWW.CONSUMIDOR.GOV.BR

 

A ação dos órgãos de defesa do consumidor, terá o objetivo de tentativa de reestabelecer o equilíbrio do orçamento familiar. A iniciativa do PROCON de Guarapuava, o PROCONSBRASIL programou com a FEBRABAN, a adesão das instituições financeiras, buscando viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas e buscar soluções para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira, por exemplo.

 

O PROCONSBRASIL revela que muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon ou até mesmo seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. Além disso, com as regras de restrições de circulação de pessoas e de atendimento do comércio, em função da pandemia,  e os cuidados com a saúde, o uso da internet pode ser favorável também na defesa do direito do consumidor.Visualizar alterações (abrir em uma nova aba)

 

De acordo com Luana Esteche, dirigente do PROCON de Guarapuava, “o mutirão é uma grande chance para os consumidores negociarem suas dívidas e saírem do vermelho. Luana aconselha que antes de aderir ao mutirão de negociação, o consumidor avalie sua condição financeira e qual é a parcela que poderá destinar para a quitação de suas dívidas, para  não assumir responsabilidade maior do que o sua renda pode suportar.

 

Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma WWW.CONSUMIDOR.GOV.BR, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.

 

O PROCON de Guarapuava, orienta ainda que no seu relato, o consumidor  informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag:  #MutiraoProconsBrasil

Terminado o prazo de 15 dias para resposta do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória.

O mutirão se dará exclusivamente mediante a plataforma do consumidor.gov. O

O Prrocon de Guarapuava estará disponível para auxiliar os consumidores no preenchimento das informações através do telefone 42-3621-4590, 3621-4591 e 3621-4592.

Serviço:

O QUE: Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas

QUANDO: 15/03 até 31/03

COMO: através do site clique aqui

PUBLICO: todo cidadão que queira renegociar suas dívidas bancárias.

Assista ao vídeo abaixo para saber como registrar uma reclamação na Plataforma: