Notícias

Procon lança cartilha informativa sobre pagamento de serviços durante a pandemia

26/05/2020

Com a suspensão de diversos serviços como aulas e viagens, muitas dúvidas surgem em relação aos pagamentos. Para orientar a população sobre isso, o Procon de Guarapuava lançou uma cartilha que esclarece as dúvidas mais recorrentes dos consumidores como contrato com instituições de ensino, transporte escolar, viagens e pagamentos de contas.

 

Estamos passando por um momento atípico e, por isso, a informação é primordial para que o consumidor se sinta seguro sobre seus direitos. Nosso material será mais uma ferramenta e canal de apoio à população para tirar dúvidas e receber orientações”, esclareceu a coordenadora do Procon em Guarapuava, Luana Esteche.

 

INSTITUIÇÕES DE ENSINO

 

No que se refere a dúvidas sobre instituições de ensino, a cartilha traz orientações para casos de alunos do berçário ou creche particular, que não possuem carga horária  e nem conteúdo pedagógico mínimo a ser cumprido. Além disso, o material também reúne informações referentes à instituições de ensino fundamental, médio e universidades.

 

TRANSPORTE ESCOLAR

 

Sobre o transporte escolar, conforme a cartilha, a sugestão é que os pais devem entrar em um acordo com o prestador de serviços para encontrar a melhor solução. No material, são detalhadas possibilidades permitidas para o acordo e instruções em caso de rescisão do contrato.

 

VIAGENS E PACOTES TURÍSTICOS

 

A cartilha produzida aborda dúvidas referentes à passagens aéreas compradas em companhias nacionais, internacionais ou para vôos cancelados pela companhia. Conforme o Procon, para cada situação há um procedimento recomendado ao consumidor e especificado no material informativo. Em relação a serviços de reservas e pacotes turísticos, no caso de cancelamento dos serviços e reservas, existe um prazo para que os consumidores formalizem acordos com as empresas prestadoras de serviços. Todos os detalhes sobre como fazer a formalização e consultar prazos, podem ser conferidos na cartilha.

 

CURSOS LIVRES E DE IDIOMA

 

A instituição pode escolher entre quatro opções de acordo, entre eles a garantia de  aulas presenciais em período posterior ou oferta de serviços online, por exemplo. Se o interesse do aluno for cancelar, o Procon orienta sobre o procedimento.

 

PAGAMENTO DE CONTAS/PRESTAÇÃO/ALUGUÉIS

 

Conforme o Procon, o consumidor deve, na medida do possível, manter normalmente os pagamentos e prestações. Quando isso não for possível, algumas orientações e acordos elencados na cartilha podem ajudar.

 

Para acessar o conteúdo completo da cartilha, clique aqui.