Notícias

Procon informa consumidores sobre a campanha “de olho na validade”

15/07/2021

A Coordenadoria do Procon de Guarapuava alerta os consumidores sobre o grande número de produtos expostos em prateleiras de supermercados com prazo de validade vencida.

 

A campanha “De olho na Validade”, lançada há algum tempo, encontrou nos últimos meses  muitas irregularidades, o que deve deixar não só consumidores, mas também proprietários de supermercados em alerta sobre o problema.

 

O Procon de Guarapuava orienta os consumidores para que fiquem atentos aos supermercados que aderiram a CAMPANHA DE OLHO NA VALIDADE, previsto num termo de ajuste de conduta, realizado entre Ministério Público e Associação Paranaense de Supermercados.

 

“A Campanha já existe há algum tempo e ainda está em vigência, sendo necessário que o consumidor tome conhecimento  para que atue também como fiscal e em seu próprio benefício.”, destaca a coordenadora do Procon Luana Esteche Nunes.

 

Foram criadas algumas regras para os supermercados que aderiram a Campanha.

 

As regras:

 

1) É válida apenas para supermercados associados da APRAS, que aderiram ao termo de ajuste de conduta.

 

2) O consumidor que detectar produto vencido exposto em prateleira, terá direito de receber, como gratificação, produtos, no percentual correspondente a 10% do total de produtos vencidos expostos na área de venda da loja. Exemplo: para ganhar 1 produto como gratificação, o consumidor deverá ter encontrado de 1 a 10 produtos vencidos; para ganhar 2 produtos, deverá ter encontrado de 11 a 20 produtos vencidos, e assim sucessivamente.

 

3) O produto a ser entregue deverá ser de valor igual ao do produto vencido. Caso seja escolhido um produto de valor superior, será cobrada a diferença.

 

4) O consumidor não poderá receber crédito no valor correspondente ao produto vencido.

 

5) Esta medida é válida para os produtos que forem encontrados na área de vendas do supermercado, antes de sair da loja e antes de passar no caixa, desde que a irregularidade seja comunicada ao gerente.

 

“Todos saem ganhando com esse termo de conduta: o consumidor, que tem o seu direito reforçado, e o fornecedor, que com o auxilio da fiscalização feita pelo consumidor, pode evitar multas decorrentes de produtos flagrados nas prateleiras com prazo de validade vencidos”  afirma Moysés Bandahan, diretor do Procon.

 

Lista dos Supermercados de Guarapuava que aderiram ao Programa de Olho na Validade:

 

Oba  – Atacado do Conradinho

 

Super Mill – Santana

 

Superpão – Boqueirão, Alto da XV, Centro e da Michael Morr.

 

Superpão Compre Mais – Rua Guaíra