Procon fiscaliza estrutura física das agências e postos de atendimentos bancários

04/02/2016

Desde a última segunda-feira (01), fiscais do Procon (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor) de Guarapuava, fiscalizaram 19 agências e postos de atendimentos bancários. O objetivo da ação é verificar se as instituições adotaram as medidas previstas na Lei Municipal nº. 2376/2014. “Em setembro do ano passado, as fiscalizações foram realizadas a fim de verificar se o tempo máximo de espera estava sendo cumprido. Na ocasião identificamos outros fatores que traziam problemas diários aos consumidores. Agora estamos fiscalizando a estrutura física das agências nos termos da legislação municipal”, explica o Coordenador do Procon de Guarapuava, Irineu Rodrigues Junior.

A Lei  municipal assegura a instalação de cadeiras que atenda a média da frequência de usuários, minimizando o desconforto das pessoas que aguardam o atendimento; painel eletrônico que indique o caixa que está disponível ao atendimento do próximo cliente da fila de espera; atendimento de cada usuário não deve ultrapassar 20 minutos em dias normais e 30 minutos nos dias subsequentes a feriados prolongados, e em dias de faturamento, vencimentos e pagamentos de serviços públicos;  instalação de sanitários para uso público, além de bilhete mecânico que comprove ao consumidor o horário de entrada na referida agência. “Após o término das fiscalizações, se verificado o não cumprimento total ou parcial da Lei, a instituição poderá ser multada”, conclui o Coordenador.