Notícias

PROCON divulga plantão itinerante na Black Friday desta sexta-feira (25)

23/11/2022

Os servidores do PROCON farão atendimento das 9h às 17h para apurar denúncias dos consumidores e irregularidades.

 

Nesta sexta-feira (25), dia da Black Friday, os setores jurídicos e de fiscalização do PROCON Guarapuava, trabalharão em regime de plantão para apurar as denúncias dos consumidores e coibir irregularidades. O horário de funcionamento será das 09h às 17h.

 

De acordo Luana Esteche, coordenadora do PROCON de Guarapuava, neste ano, o atendimento das equipes será realizado em pontos de compras estratégicos da cidade: no período das 09h às 12h – intersecção entre as ruas Saldanha Marinho e XV de Novembro; e no período das 13h30 às 17h – Shopping Cidade dos Lagos;

 

Além disso, o órgão verificará possíveis infrações às normas previstas no Código de Defesa do Consumidor, com o fim de coibir práticas de propaganda enganosa e a chamada “maquiagem de preços”, conhecida como “metade do dobro”. Esta é uma prática abusiva recorrente nesta época do ano, que ocorre quando os comerciantes elevam o valor dos itens na véspera da Black Friday para simular um possível desconto. Dessa forma, conforme Luana, é necessário que o PROCON esteja mais acessível para atender às demandas da população.

 

“A Black Friday movimenta grande número de consumidores em busca de ofertas. Para evitar qualquer tipo de inconveniente, o PROCON viu a necessidade de estar mais próximo do consumidor e trazer mais segurança em suas compras”, comentou Esteche.

 

Mas vale lembrar dos cuidados que o consumidor deve tomar nesses dias. Confira:

 

– Planeje e liste os produtos que precisa ou deseja;

 

– Acompanhe os preços dos produtos ou serviços. Identifique as melhores ofertas e confira os descontos;

 

– Cuidado com a tentação da “oportunidade única”. O comércio eventualmente realiza liquidações, principalmente, após as festas de fim de ano. Assim, se não puder gastar na Black Friday, aguarde.

 

– O importante é se planejar na hora da compra, evitando agir por impulso e gastar mais do que pode. Com dinheiro na mão, vale pechinchar descontos ainda maiores para pagamento à vista.

 

– Solicite todas as informações sobre o produto, e se for comprar a prazo, informe-se dos juros incidentes e do valor final que irá pagar;

 

– Se verificar qualquer defeito após a compra, vale lembrar que, os itens comprados em liquidações e peças de mostruário, têm os mesmos prazos de garantia previstos em lei. Sendo possível, reclamar em até 30 dias, de problemas aparentes em produtos não duráveis. Para itens duráveis, o prazo vai para 90 dias, contados a partir da verificação do dano. 

 

– O PROCON orienta o consumidor a sempre desconfiar de preços muito mais baixos, pois estes podem constituir fraude. Devendo sempre refletir antes da compra para não se endividar e realizar um péssimo negócio.

 

Por fim,o PROCON também traz a lista de sites que não são recomendados para compra na Black Friday. CLIQUE AQUI e descubra quais são: