Notícias

PROCON de Guarapuava traz dicas sobre as promoções de Black Friday

10/11/2022

Neste ano, o dia da promoção será em 25 de novembro. 

 

O PROCON de Guarapuava intensifica as medidas educativas e traz algumas dicas para que o consumidor possa aproveitar com tranquilidade as promoções do tipo ‘Black Friday’. Este é um período em que a população busca os melhores descontos na compra de produtos e serviços. Neste ano, o dia da promoção será em 25 de novembro. O objetivo é fazer com que o consumidor não seja lesado e faça as compras com mais segurança.

 

De acordo com o PROCON, a pandemia trouxe um aumento significativo do comércio por meio eletrônico e essa tendência pautará a Black Friday e, por consequência, isso deve aumentar o número de reclamações, elevando, portanto, as tentativas de fraudes.

 

A principal dica é o consumidor estar atento desde já, e monitorar o preço do produto que pretende adquirir. Com isso, ele pode saber se o desconto é real ou se houve a prática da “maquiagem” do preço. Portanto, a escolha do produto deve ser preferencialmente anterior à promoção, bem como a pesquisa de preços é sempre a alternativa mais acertada.

 

Confira outras dicas:

 

– Planeje e liste os produtos que precisa ou deseja;

 

– Acompanhe os preços dos produtos ou serviços. Identifique as melhores ofertas e confira os descontos;

 

– Cuidado com a tentação da “oportunidade única”. O comércio eventualmente realiza liquidações, principalmente, após as festas de fim de ano. Assim, se não puder gastar na Black Friday, aguarde.

 

– O importante é se planejar na hora da compra, evitando agir por impulso e gastar mais do que pode. Com dinheiro na mão, vale pechinchar descontos ainda maiores para pagamento à vista.

 

– Solicite todas as informações sobre o produto, e se for comprar a prazo, se informe dos juros incidentes e do valor final que irá pagar;

 

– Se verificar qualquer defeito após a compra, vale lembrar que, os itens comprados em liquidações e peças de mostruário, têm os mesmos prazos de garantia previstos em lei. Sendo possível reclamar, em até 30 dias, de problemas aparentes em produtos não duráveis. Para itens duráveis, o prazo vai para 90 dias, contados a partir da verificação do dano. 

 

O PROCON orienta o consumidor a sempre desconfiar de preços muito mais baixos, pois estes podem constituir fraude, devendo sempre refletir antes da compra para não se endividar e realizar um péssimo negócio. 

 

Além disso, o consumidor que se sentir lesado ou tiver problema relacionado a compras durante a Black Friday, como descumprimento do que está estipulado na oferta, publicidade enganosa, atraso na entrega, dentre outros, poderá procurar o Procon de Guarapuava ou registrar sua reclamação no AQUI.