Notícias

Procon de Guarapuava recebe autoridades da área para o 1º Congresso de Direito do Consumidor e o 1º Encontro do Fórum dos Procon’s Paranaenses 

23/03/2022

Guarapuava sedia nesta quarta (23) e quinta-feira (24), o 1º Congresso de Direito do Consumidor e o 1º Encontro do Fórum dos Procon’s Paranaenses, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos. O evento organizado pela Coordenadoria do Procon de Guarapuava, acontecerá em formato híbrido (presencial e online) e vai reunir autoridades nacionais da área e cerca de 400 participantes inscritos. 

 

“Inicialmente seria um encontro municipal, mas com o Fórum se tornou estadual e agora tem projeção nacional. Temos Procon´s do Acre, Rio Grande do Sul, São Paulo, Amazonas, por exemplo. No evento teremos representantes de vários Estados brasileiros”, destacou a coordenadora do Procon Guarapuava, Luana Esteche. 

 

Os convidados para o encontro são o professor e diretor de Projetos e Pesquisas no Instituto Brasiliense de Direito Público, Ricardo Morishita Wada, a diretora do Procon-PR e presidente da Procons do Brasil, Cláudia Silvano, além do membro fundador da Frente Nacional de Defesa do Consumidor, Filipe Vieira e, ainda, o diretor-executivo da Federação Brasileira de Bancos, Amaury Oliva. 

 

“Queremos que esse encontro seja inesquecível. Não apenas por se tratar de um evento inédito em Guarapuava e no Paraná, mas pela relevância dos debates.  Entendo que será um divisor de águas para a defesa do consumidor em nível nacional”, salientou Luana. 

 

SUPERENDIVIDAMENTO

 

Durante a realização da abertura do evento nesta quarta-feira (23), às 19h, ocorre também o lançamento e assinatura de criação do Programa de Organização de Dívidas e Educação Financeira de Guarapuava (PODE), que vai atender os superendividados do município, oferecendo orientações para a resolução do problema financeiro.

 

“Com o programa, vamos fazer a análise da situação econômica, curso de orientação financeira, planejamento de receita / despesas, renegociação de dívidas e, se necessário, audiência de conciliação de dívidas com os credores. Além disso, o PODE vai contar com parcerias das universidades”, finalizou a coordenadora do Procon de Guarapuava. 

 

No programa, poderão participar pessoas físicas, maiores de idade, que tenham a maior parte de sua renda comprometida por dívidas vencidas ou a vencer com bancos, cartões de crédito, financeiras e empresas de varejo.