Notícias

Procon de Guarapuava realização ação educativa em padarias  

12/08/2022

Entre os dias 3 e 11 de agosto, o Procon de Guarapuava realizou fiscalização educativa e orientação administrativa em 25 padarias da cidade.

 

O objetivo da ação, foi a verificação das instalações dos estabelecimentos comerciais. A ação contou com a parceria da Vigilância Sanitária. Na ocasião, foram fornecidas orientações sobre o cumprimento das determinações nas leis e resoluções que regulam a atividade.

 

De acordo com a orientação administrativa, as panificadoras deverão informar ao consumidor sobre a data de fabricação dos produtos destinados à venda, bem como sua validade, exceto os produtos que costumeiramente são produzidos e consumidos em até 24 horas após sua fabricação. Desta forma, os produtos que foram produzidos há mais de 24 horas devem ser sinalizados, com a informação da data de fabricação.

 

O Procon orientou ainda, que os produtos utilizados como matéria prima no preparo dos alimentos, que não sejam utilizados em sua totalidade, devem ser armazenados com a data de abertura da embalagem, assim como a data de vencimento.

 

Por ocasião da fiscalização, foram encontrados produtos expostos à venda sem a devida precificação, bem como o armazenamento de 15 unidades de macarrão vencidos, sendo os infratores orientados com a lavratura de auto de constatação.

 

De acordo com a Diretora do Procon, Luana Esteche, “a orientação realizada visa garantir transparência nas relações de consumo, tendo o consumidor o direito de saber quando o produto foi produzido, cuja informação deve se dar de forma expressa, prática que não é adotada pelas panificadoras da cidade”.