Notícias

Procon de Guarapuava orienta os estabelecimentos comerciais a divulgarem com destaque a data de vencimento do produto em promoção

29/07/2021

É pratica recorrente de vários estabelecimentos comerciais colocarem em promoção produtos com data de validade  próximas ao vencimento. Geralmente os preços são atrativos ao consumidor. No entanto, na hora das compra,  o consumidor não presta atenção no prazo de validade do produto, levando em conta apenas o preço atrativo.

 

Em razão disso, o Procon está orientando o comércio de produtos perecíveis, para que sejam afixadas placas ou cartazes informando sobre a data de validade dos produtos em promoção que estiverem a menos de dez (10) dias do seu vencimento. O aviso deve ser afixado próximo ao preço e ao local onde o produto estiver exposto e com a  informação do vencimento que deve ser nítida pelo consumidor com a seguinte frase: “SENHOR(A) CONSUMIDOR(A) – AVISO IMPORTANTE: PRODUTO COM DATA DE VALIDADE PRÓXIMA A SEU VENCIMENTO.”

 

Consumidores também poderão fazer denúncias de irregularidades, por meio do telefone  42-3621-4590 ou pessoalmente, o que será fiscalizado pelo Procon.

 

“A medida visa propiciar uma maior informação e transparência na relação de consumo, pois muitas vezes o consumidor é induzido a erro em razão de promoções e não presta atenção  no prazo de validade, comprando muitas vezes em grande quantidade”, explicou Luana Esteche Coordenadora do Procon.