Notícias

Procon de Guarapuava deflagra fiscalização de final de ano nos supermercados

15/12/2022

A operação iniciou na última quinta-feira (08) e segue até o próximo domingo (17).

 

O Procon de Guarapuava iniciou na última quinta-feira (08), a fiscalização de final de ano nos mercados da cidade, visando verificar a regularidade dos produtos expostos à venda, como prazo de validade, acondicionamento, origem das carnes e regularidade das promoções.

 

“O período de festas natalinas é o que mais movimenta as compras de supermercado, sendo essencial essa atuação do Procon para diminuir a chance da venda de produtos impróprios para o consumo. Ressaltamos a necessidade do consumidor estar de olho na validade e qualidade dos produtos que adquire no supermercado, principalmente carnes, aves e peixes”, destaca a coordenadora do Procon de Guarapuava, Luana Esteche.

 

Na primeira semana de trabalho, já foram apreendidos 134 quilos de produtos impróprios para consumo, dentre eles carnes estragadas,  com validade excedida, produtos que deveriam ser mantidos congelados e estavam há dias descongelados, produtos vencidos, dentre outros.  Três estabelecimentos comerciais tiveram seus freezers interditados pelo Procon, devido a apresentar defeito no controle de temperatura.

 

“A ideia é a fiscalização abranger o máximo de supermercados possíveis, entretanto, temos verificado um grande número de produtos impróprios para consumo expostos a venda ou com vencimento no dia posterior”, finaliza Luana.

 

O Procon orienta o consumidor a verificar na embalagem do produto, qual é a temperatura ideal de acondicionamento e se está de acordo com o local que está armazenado. A operação segue até o próximo domingo (17).

 

Outras dicas importantes podem evitar as chances de transtornos na hora das compras:

 

– Verifique se o produto que está sendo adquirido está com a embalagem intacta e dentro do prazo de validade;

 

– Verifique a procedência das carnes e aves adquiridas, assim como se o seu acondicionamento se dá em local e temperatura adequada;

 

– Caso se trate de produtos de padaria, questione sempre a data de fabricação, bem como se o mesmo não apresenta mofos;

 

– Se estiver adquirindo carne moída, exija sempre que esta seja feita na hora e na presença do consumidor;

 

– Guarde sempre a nota fiscal, para que possa fazer valer seus direitos.