Notícias

Procon de Guarapuava de olho nos supermercados

09/02/2021

O Procon de Guarapuava começou esta semana uma grande operação de fiscalização nos supermercados da cidade. A operação verifica o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor e outras leis que protegem a população no mercado de consumo. São eles, a afixação de preços, validade dos produtos, cumprimento às ofertas e orientação quanto aos métodos de pagamentos aceitos.

 

De acordo com a Coordenadora do Procon, Luana Esteche, essa é a primeira ação de muitas que estão programadas para esse ano.

 

As fiscalizações são imprescindíveis e devem se realizar de forma permanente pelo Procon. A meta da nossa gestão junto ao prefeito Celso Góes é não tolerar ofensas aos direitos dos consumidores em especial aquelas que colocam em risco a saúde da população.

 

No caso de identificar alguma irregularidade, será lavrado auto de constatação com o prazo de 10 dias para o fornecedor apresentar defesa, sendo que o descumprimento da legislação poderá resultar em sanções administrativas, conforme determinam os artigos 56 e 57 do Código de Defesa do Consumidor.

 

No balanço do primeiro dia foram fiscalizados três mercados. A única irregularidade encontrada foi uma oferta vencida que logo foi retirada da prateleira pelo lojista.

 

De acordo com o fiscal responsável pela Divisão de Pesquisa e Fiscalização do Procon, Guilherme Toledo, a receptividade está sendo boa por parte dos fornecedores, o que facilita o trabalho de fiscalização. “Esse é um trabalho demorado e minucioso,  e que vai  se estender por toda a semana” concluiu Guilherme.