Notícias

Procon de Guarapuava alerta para a medida cautelar proibindo a venda de pomadas para cabelos

13/02/2023

O órgão inicia nesta semana uma fiscalização para garantir que os produtos não circulem e nem estejam expostos à venda. 

 

O Procon de Guarapuava, em conjunto com o Procon Paraná, divulgam nota técnica orientando os consumidores quanto à medida cautelar emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que proíbe a comercialização de pomadas para modelar, trançar ou fixar cabelos. Ao todo, 3154 marcas de produtos estão com a venda suspensa. 

 

Desde 2022, a ANVISA vem recebendo relatos de pessoas que tiveram as seguintes reações: Cegueira temporária; Ardência nos olhos; Lacrimejamento intenso; Coceira; Inchaço ocular; Dor de cabeça e Lesão na córnea. 

 

Houve a interdição de algumas marcas. Agora, a publicação de medida cautelar abrange todas. Aproximadamente 700 pessoas no Rio de Janeiro e Pernambuco relataram problemas em razão do uso dos produtos.

 

“Trata-se de medida cautelar e não definitiva, a ANVISA está investigando. Os produtos interditados não podem ser distribuídos, comercializados ou expostos para a venda em nenhum tipo de estabelecimento. O Procon iniciará uma fiscalização para garantir que os produtos não circulem e nem estejam expostos à venda”, destacou a coordenadora do Procon de Guarapuava, Luana Esteche. 

 

O Procon ainda orienta ao consumidor que possua o produto em casa deixe de usá-lo, sob pena de trazer riscos à saúde, assim como os salões de beleza e barbearias.

 

“Caso o consumidor tenha alguma reação decorrente do uso desse tipo de produto, deverá reportar junto à ANVISA ou ao Procon. Além disso, deve guardar todos os comprovantes de gastos que eventualmente tenha em razão da reação (laudos médicos, nota fiscal de medicamentos, atendimento médico, entre outros)”, finalizou Luana.