Notícias

Primeiro dia do Webinário que discute o abuso sexual de crianças e adolescentes

19/05/2021

Ocorreu nesta terça-feira (18), o primeiro dia do Webinário em alusão ao Dia Nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante o evento, organizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o professor da Unicentro, Aurélio Bona, falou sobre a importância de educação emancipatória no combate a violência contra crianças e adolescentes.

 

“A educação emancipatória da sexualidade é aquela que ajuda os professores a entender tudo isso e a serem diferentes quando reconhecem as manifestações da sexualidade das crianças na escola e ajuda também as crianças e os adolescentes a compreenderem que os seres humanos não são posse e não são objetos do consumo, do mando e do prazer de ninguém”, comentou o professor.

 

Para Aurélio, a partir dessa educação, as crianças também aprendem o que podem e o que não podem permitir nos relacionamentos com pais, tios, mães ou qualquer pessoa próxima ou desconhecida. “Uma das formas de combater é entender que o abuso está muito mais disseminado do que a gente imagina. Muitas vezes, ele está do nosso lado e nós não percebemos. Às vezes, por confiar demais, às vezes por nem saber que aquilo é abuso”, assegurou.

 

O primeiro dia de Webinário também contou com uma fala da assistente social Neusa Cerutti, que afirmou que a violência sexual contra crianças e adolescentes acontece ainda, em sua maioria, no ambiente familiar.

 

“A pandemia agravou esse problema, considerando que a maioria das denúncias e identificação de abusos eram feitas no ambiente escolar. E agora, essas crianças e adolescentes, estão em casa com seus abusadores. A sociedade ainda fecha os olhos quando o assunto é o abuso de crianças e adolescentes. É preciso estudar, falar e refletir sobre isso para criarmos estratégias de combate a esse problema, que é o que estamos fazendo nesse webinário”, afirmou.

 

O 1º Webinário em alusão ao Dia Nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é promovido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Guarapuava, pela Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdica).

 

Segundo dia do Webinário
No segundo dia do Webinário, quarta-feira (19), previsto para iniciar às 20h, está programada a palestra de Maurício Cunha, Secretário Nacional dos direitos da criança e do adolescente, abordando a importância da Rede de Proteção no combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes.

 

Denuncie! Disque 100!
Denúncias podem ser feitas através do Disque 100 (Disque Direitos Humanos), que funciona 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. Em casos de emergência, você pode denunciar também no 190, da Policia Militar, e no 191, da Policia Rodoviária Federal. O sigilo é garantido e as ligações podem ser realizadas através de telefones fixos e celulares.