Primeira noite da Semana da Mulher Empreendedora reúne centenas de pessoas no Teatro Municipal

01/04/2023

O evento tem o objetivo de inspirar, incentivar, capacitar e promover a troca de experiência entre empreendedoras e empreendedores do município.

Na noite desta sexta-feira (31), foi realizado, no Teatro Municipal Marina Karam Primak, o primeiro dia da 1ª Semana da Mulher Empreendedora, organizada pela Associação Mulheres Empreendedoras de Guarapuava.

O evento tem o objetivo de inspirar, incentivar, capacitar e promover a troca de experiência entre empreendedoras e empreendedores do município e conta com o apoio do Sebrae e da Prefeitura de Guarapuava, por meio das Secretarias de Políticas Públicas para Mulheres, de Desenvolvimento Econômico e de Cultura.

“Eu tô muito feliz de estar presente nesse evento porque eu sou membro desse grupo que é tão importante na minha vida. É a forma de pensar diferente uma da outra, a forma de ouvir, de concretizar as ações que fez com que esse grupo, que hoje realiza a primeira semana da mulher empreendedora de Guarapuava, pudesse concretizar os nossos sonhos, o sonho de uma empreendedora e de todas as nossas colegas de grupo que estão aqui presentes nesse momento. Isso só foi possível, porque nós estamos unidas, unidas em uma mesma direção, com o mesmo objetivo, não tem competição dentro do grupo, pelo contrário, tem apoio”, sublinhou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Janaína Naumann.

Para a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran, a união do grupo de mulheres empreendedoras evidencia o desejo de coragem, ousadia e criatividade para o fortalecimento do desenvolvimento local.

“É um orgulho estar aqui porque eu conheço o grupo Mulheres Empreendedoras desde a primeira feira. Desde a primeira feira nós acreditamos no potencial de cada uma das mulheres desse grupo. Pela coragem, pela ousadia, criatividade, pela conexão que uma cria com a outra, porque elas apoiam os negócios umas das outras, crescem juntas e assim a gente acredita que a nossa cidade realmente vai se desenvolver, uma acompanhando a outra”, destacou.

A primeira noite, dos dois dias de evento, contou com a presença de cinco palestrantes de diversas áreas que puderam contribuir para o universo empreendedor. A primeira conversa da noite de sexta-feira foi realizada pela psicóloga e presidente da Associação Mulheres Empreendedoras Larissa Cabreira, e da personal organizer Angela Marconato.

Cabreira e Marconato iniciaram a fala sobre a importância da organização no meio empreendedor, abrindo espaço para a primeira palestra ministrada pela pedagoga, empresária e consultora do Sebrae, Marilia Lodi Cucolotto, com o tema “Organização e Planejamento”.

A segunda palestra de sexta-feira teve o tema “O impacto da imagem no branding pessoal e profissional” e foi apresentada pela consultora de imagem e estilo, Aleh Royer.

Já a terceira palestra da noite foi sobre “A importância das mídias sociais no negócio e como usá-las a seu favor” e contou com a fala da consultora empresarial e professora nas áreas de marketing e empreendedorismo, Camila Teixeira Kluppel.

“Esse evento foi criado para inspirar mais mulheres a entrar no mundo do empreendedorismo trazendo técnicas para que elas possam saber como iniciar. E a nossa associação está aberta para trazer cada vez mais mulheres a terem coragem de empreender”, salientou a psicóloga e presidente da Associação Mulheres Empreendedoras de Guarapuava, Larissa Cabreira.

Para a empreendedora Luana Araújo de Moraes, professora particular de língua inglesa, o evento contribuiu para a sua formação no meio empreendedor e a incentivou a melhorar em seu trabalho.

“As palestras foram muito boas, contribuiram muito, com certeza eu vou usar no meu negócio e essa última em especial (sobre mídias sociais) foi até emocionante. Faz doze anos que eu sou professora, pretendo continuar no ramo para o resto da minha vida, é onde eu quero me aposentar”, comentou a professora de inglês.

O evento é voltado para empreendedoras associadas ou não e para a comunidade em geral.

O empreendedor Ivan Neves contou que para ele o evento também foi de grande serventia e que o ramo empresarial possui um vasto leque de possibilidades, por isso estar atento às novidades e mudanças na área é sempre importante.

“Eu gostei bastante (do evento), deu pra entender como as mulheres empreendem hoje no dia a dia. E mostrar a experiência delas, o que que elas fazem, como que elas fazem, aprender a se organizar, se vestir, ter uma postura diferente, isso é bem importante no mundo empresarial. Com certeza elas estão sendo motivadas e quando você vem aqui em uma palestra como essa e entende que todo mundo tem dificuldades assim como você, mostra que você também pode chegar lá e isso aí é muito válido no dia a dia, contribuiu muito para mim também”, comentou Ivan.

O evento continua neste sábado, no Teatro Municipal Marina Karam Primak, iniciando às 18h.