Notícias

Primeira etapa de revitalização da Avenida Rubem Siqueira Ribas está com 25% de execução

31/08/2023

Além de garantir maior segurança para quem utiliza a avenida, a obra irá garantir melhor acessibilidade a um dos pontos turísticos do município.

 

Visando garantir a segurança de pedestres, motoristas e ciclistas, a prefeitura de Guarapuava vem realizando as obras de revitalização da avenida que dá acesso ao Parque Recreativo do Jordão. 

 

O intuito da ação é melhorar a mobilidade na avenida, garantir a segurança de quem utiliza o espaço, além de promover a visibilidade e acessibilidade a um dos pontos turísticos mais visitados do município. 

 

O projeto foi elaborado pelo Centro de Planejamento Urbano e Habitacional de Guarapuava (CEPLUGH), com intuito de garantir mais segurança aos motoristas, ciclistas e pedestres, melhorando a mobilidade na avenida que dá acesso a um dos lugares mais visitados da cidade. A revitalização ocorrerá a partir da ponte do Parque Recreativo do Jordão indo até o Parque Linear do Trianon. 

 

“É uma obra feita em uma via em que não tínhamos muita drenagem. Por isso, o primeiro serviço realizado depois da limpeza do local foi de drenagem. Foram feitas muitas travessias e passagens que hoje já estão concluídas. Atualmente estamos na fase de execução do alargamento da via, sendo feita a colocação do meio-fio e iniciando, em alguns trechos, base e sub-base da pavimentação. Na sequência vem o paisagismo, execução das calçadas, dos passeios da ciclofaixa e, por fim, a fixação dos equipamentos urbanos”, comenta o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza.

 

No projeto arquitetônico está previsto o alargamento da pista de rolagem de veículos, ciclofaixas com dois metros de largura, calçadas, pista de caminhada, faixas elevadas para pedestres, paisagismo, iluminação e sinalização. Tendo ainda uma nova via com um belvedere (espécie de mirante), para registros fotográficos.

 

O local contará ainda com equipamentos públicos como mesas, bancos para descanso, lixeiras, bebedouro, jardim, um bicicletário e uma iluminação moderna, toda em led. 

 

A obra é dividida em três etapas; a primeira está com 25,19% de execução que vai do Rio Jordão até a linha do trem. Na sequência, será executada a segunda etapa, que é a realização do projeto propriamente dito, que vai da linha do trem até o Mirante da Serra. Por fim, a última etapa finaliza as obras que vão do mirante até o Parque Linear do Jordão.

 

“Não é apenas revitalização, mas também um trabalho de drenagem nunca feito naquela via. Um serviço muito necessário para o nosso município”, finalizou Paulo.