Notícias

Prefeitura segue com readequações de estradas rurais e urbanas em Guarapuava

21/05/2020

Garantir a infraestrutura rural e urbana para o amplo desenvolvimento da cidade é uma das prioridades da gestão municipal. Por isso, a execução de obras em Guarapuava, mesmo com a pandemia, segue no interior e nos bairros da cidade, reforçando as condições de retomada do crescimento após a desaceleração de contágio da Covid-19 no país e no mundo.

 

Nesta quinta-feira (21), foi dia de acompanhar o trabalho da Prefeitura de Guarapuava no distrito de Entre Rios, com a readequação da estrada do Taguá. “Esse é um dos principais trechos de produção agrícola de Guarapuava e que, agora, com o programa de readequação de estradas rurais, em parceria com o Governo do Estado, está em andamento. É um trabalho de readequação estrutural,  que vai criar condições de preservação do solo e melhorar as condições de trafegabilidade dessa Região”, enfatizou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

 

Conforme o vice-prefeito, secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro, que também acompanhou o andamento dos serviços nesta manhã, serão readequados 39 km de estrada, divididos em três trechos na região do Taguá. “Estamos readequando e refazendo praticamente toda a estrada em um modelo que dá ampla atenção à conservação do solo e integra lavoura e estrada, fazendo com que a água da chuva não danifique nenhuma delas. O agricultor poderá trafegar com tranqüilidade, em qualquer tempo, além do transporte escolar e de caminhões pesados que escoam à produção de grãos”, explicou o vice-prefeito.

 

O trabalho é uma parceria com o Consórcio Intermunicipal Vale do Jordão (Guarapuava e Pinhão), que utiliza 10 máquinas do consórcio, através de empréstimo do Governo do Estado e também veículos da frota municipal. A expectativa é que, conforme as condições climáticas, o serviço siga em andamento até o final do ano.

 

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

 

Já na sede do município, no bairro Boqueirão, são serviços de requalificação de calçamento que centralizam as obras e que foram acompanhados. Na Vila Operária, o investimento de cerca de R$ 160 mil é na rua Arapongas, que além do calçamento, contará com galerias de águas pluviais e caixa de coleta. Na Vila Concórdia, são quatro ruas que recebem requalificação do pavimento de pedra irregular, com cerca de R$ 50 mil em investimentos.

 

“Essa distribuição e variação de serviços em distintos pontos da cidade, tanto no interior, quanto em bairros e no centro, que dá atenção à melhorias rurais e urbanas, mostra o nosso compromisso e equilíbrio com toda Guarapuava”, finalizou Itacir.