Prefeitura recebe confirmação do curso de Medicina para Guarapuava

29/08/2014

O prefeito Cesar Silvestri Filho recebeu a confirmação de que Guarapuava terá um curso de Medicina ofertado por instituição particular. Através de relatório oficial do MEC (Ministério da Educação), veio a notícia de que Guarapuava atende aos critérios estabelecidos pelo Governo Federal e que o curso está expressamente recomendado. “É uma grande conquista para todos os guarapuavanos. Desde o início, nos articulamos para concretizar a vinda de um curso de Medicina em Guarapuava, foi um esforço coletivo de toda a administração municipal. É um grande avanço para a saúde no município”, afirmou o prefeito Cesar Silvestri Filho. “Considerando que o município de Guarapuava demonstrou, por meio de documentação, que atende, em sua maioria, aos requisitos do edital 03/2013, somos favoráveis a sua habilitação na presente pré-seleção para implantação e funcionamento de curso de graduação em Medicina”.

Cabe ressaltar que, desde o início do processo que almeja implantar o curso em Guarapuava, a Prefeitura tem sido a grande líder da causa. No primeiro semestre deste ano, por exemplo, o prefeito e o secretário municipal de Saúde, Stefan Negrão, receberam a comitiva do Ministério que veio inspecionar a estrutura da cidade. Foram os membros desta delegação que redigiram o documento divulgado esta semana, sob a forma de relatório oficial do MEC. Neste cenário todo, relembra o secretário Stefan, o primeiro passo foi a qualificação da Saúde no município. A reestruturação da atenção à saúde primária, novos leitos dos hospitais, reforma das Unidades Básicas (UBS), nova base descentralizada do Samu, aquisição de mais ambulâncias, projeto do Hospital Regional, entre em plenas condições de uso da UPA do Batel e adesão a programas (como o Mais Médicos) e o desenvolvimento de programas (a exemplo do Mamãe Guará) habilitaram Guarapuava a receber o curso.

A confirmação aconteceu nesta quinta-feira (28). Segundo Stefan Negrão, o próximo passo é o lançamento do edital de chamamento de instituições privadas que vão concorrer para receber o curso. “Podem se inscrever universidades de todo o país, desde que forneçam a estrutura necessária em Guarapuava. Estamos muito satisfeitos em saber que o município demonstrou que atendeu todos os requisitos para implantação do curso de Medicina. A Prefeitura é sim a grande articuladora e vai continuar acompanhando todo o processo”, comemora. “A Unicentro também está com um processo para receber uma faculdade de Medicina. Guarapuava vive um novo momento e toda a população está percebendo isso”, finaliza.