Prefeitura realoca 7 famílias que viviam em área de risco, próximo ao aeroporto

18/06/2021

Nessa quinta-feira (17), 7 famílias foram contempladas com a casa própria em Guarapuava. Através de uma parceria entre o Governo Estadual e a Prefeitura Municipal, essas famílias foram realocadas, para casa própria, em um lote localizado no bairro Alto Cascavel, anexo ao Jardim das Américas. Essas famílias residiam em uma área próxima ao aeroporto municipal, onde sofriam constantemente com alagamentos.

“Agora estão mais seguras, morando em área nobre, com terreno seco, bem localizado, residindo em casa nova, com qualidade, com boa estrutura e bom acabamento.É motivo de alegria ver essas famílias conquistarem um novo lar”, destacou o secretário de Habitação e Urbanismo, Fernando Damiani.

Para Valdinei Alves, de 30 anos, um dos beneficiados, casado com dois filhos, há 7 anos aguardava a casa nova. Por isso,  o dia foi de muita emoção para ele.

Esperamos um tempo, mas valeu a pena. A poeira sempre judiou muito de nós, nada parava limpo. Mas não tem vitória sem sacrifício, agora vamos para a casa nova, comentou Valdinei. Sua esposa, Berenice, relatou a dificuldade que era viver em um local isolado. “Lá onde estávamos, era muito longe de tudo. Na nova casa tudo é perto e aqui vai ser bom, é perto de posto de saúde, de mercado, tem tudo por perto. Eu estou muito faceira, esperava demais por isso, concluiu Berenice.

Estava conversando com um dos moradores e ele me disse que está muito feliz por estar ali com sua família mais protegida. A casa ficou muito bacana e isso resgata e dá dignidade para as pessoas , disse o Prefeito de Guarapuava, Celso Góes. A Deputada Estadual, Cristina Silvestri falou sobre a importância do projeto:

Pra mim, esse é um dos projetos mais gratificantes que existem. Dar uma moradia digna para as famílias, tirar as pessoas de uma área de risco e colocar elas em segurança, isso não tem preço.

Projeto “Vida Digna”

Essas moradias são localizadas no mesmo loteamento onde estão sendo construídas as casas para o projeto “Vida Digna”, que é uma iniciativa de diversas secretarias do município em parceria com o Governo Estadual. Fazem parte desse projeto, 43 famílias, – cadastradas pela Assistência Social -, que recebem auxilio do programa desde 2019. Nos próximos dias o “Vida Digna” também começa a receber seus novos moradores.