Prefeitura realiza apresentação da nova Praça Juscelino Kubitschek

02/09/2022

Na noite desta quinta-feira (01) a prefeitura de Guarapuava realizou, no Auditório Professor Francisco Contini da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), a apresentação do projeto da nova praça Juscelino Kubitschek que será construída no bairro Santa Cruz, em frente àquela instituição.

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, falou do planejamento da nova praça. Ele disse que o projeto foi feito pensando na comunidade, que será a maior beneficiada com a obra. “O projeto que apresentamos hoje, diz-se de uma obra inteligente, de um trabalho que será desenvolvido para nossa comunidade que merece o melhor. Será uma construção inovadora, moderna e que vem ao encontro dos anseios e das necessidades de todos. Este não será um trabalho de revitalização apenas, mas sim, a construção de um novo projeto. A praça vai mudar totalmente a visão do bairro. Esta é uma parceria que já deu certo entre a prefeitura de Guarapuava e a UNICENTRO”, grifou o prefeito.

A reforma e revitalização se fazem necessárias, já que a estrutura sofreu danos com o passar do tempo. A obra visa a recuperação e promoção de mais espaços de lazer, com novo paisagismo que deixará a praça mais bela e mais aprazível aos moradores e visitantes, segundo os idealizadores. Serão construídas as edificações projetadas, promovendo espaços amplos e acessíveis para toda população.

A praça abrigará local para exposições artísticas e aulas ao ar livre, praça de alimentação, banheiros, escritórios, além de um posto policial.

“Essa é uma reivindicação bem antiga da comunidade acadêmica aqui da UNICENTRO e da população da região do bairro Santa Cruz. E nós fizemos com muito carinho esse projeto, com vários engenheiros e arquitetos, que se debruçaram para fazer algo que fosse condizente com as necessidades das pessoas. Este é um projeto que vai atender às necessidades tanto da comunidade acadêmica, professores, alunos e das pessoas que utilizam a universidade, quanto do restante da população que frequenta o bairro Santa Cruz”, explicou o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza, responsável pelo projeto em conjunto com os engenheiros Guilherme Nunes e Ana Paula Pelegrini, que integram a equipe do Escritório Técnico.

Durante o evento, os moradores presentes receberam informações detalhadas sobre o andamento destas obras e tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas.

O vice-reitor da UNICENTRO, Ademir Juracy Fanfa Ribas, falou sobre a importância da obra para a comunidade. “É um dia bastante marcante na vida da UNICENTRO. A Praça Juscelino Kubitschek é um espaço que faz parte da história da universidade e, com essa proposta de modernização, de reformulação, nós temos certeza de que vai se tornar um local de convivência dos estudantes. Será um espaço para as ações acadêmicas. Nós vamos poder utilizar esses espaços para as atividades pedagógicas, de pesquisa, de ensino e temos convicção também de que isso vai auxiliar na comunidade que mora no entorno da universidade”, destacou.

Estiveram presentes no encontro, o secretário de Inovação e Tecnologia, Sávio França Denardi, os vereadores Professora Terezinha, Professora Bia, Professor Saulo e Cris Wainer.