
Prefeitura realiza a 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil
24/01/2014
A Prefeitura de Guarapuava promoverá a 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil no dia 13 de fevereiro, no salão nobre da Faculdade Campo Real, com o objetivo de promover e fortalecer a participação e o controle social nas políticas públicas do setor. As inscrições podem ser feitas no dia do evento, a partir das 8h. A comissão responsável pela organização é composta por representantes das secretarias municipais de Assistência Social, de Habitação e Urbanismo, de Planejamento e de Comunicação Social, Corpo de Bombeiros, Unicentro e sociedade civil organizada.
A conferência será dividida em quatro eixos temáticos: Gestão integrada de riscos e respostas a desastres; Integração de políticas públicas relacionadas à proteção e à defesa civil; Gestão do conhecimento em proteção e defesa civil; e Mobilização e promoção de resposta de proteção e defesa civil na busca de cidades resilientes. Durante o evento, haverá também a eleição dos delegados que irão representar o município na conferência estadual.
Segundo José Edilson Silvério, representante da Secretaria de Habitação e Urbanismo na comissão, a conferência integra a série de ações que a administração municipal está promovendo para oferecer um atendimento ágil e unificado às famílias em casos emergenciais. “O evento vem de encontro ao trabalho realizado pelos agentes da Defesa Civil na busca de soluções e também promoverá um debate integrado entre as diversas secretarias, a sociedade civil organizada e o Corpo de Bombeiros. Esperamos que o evento resulte em boas propostas para encaminhamento à Conferência Estadual e que, no futuro, possam tornar-se leis nacionais”, ressalta.
Programação
8h: Inscrições e credenciamento
9h30: Abertura da conferência
10h: Palestras
- Panorama da Defesa Civil no Brasil (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil)
- Desastres naturais em Guarapuava: prevenção e mitigação (professor doutor Leandro Redin Vestena – Unicentro)
- Planejamento urbano e ações governamentais (Flávio Alexandre, secretário de Habitação e Urbanismo e de Obras)
12h: Intervalo
13h30: Grupos de trabalho por eixos temáticos
15h30: Plenária