Prefeitura prepara emissão de boletos do Iptu

10/02/2021

Os contribuintes  de Guarapuava devem ficar atentos ao prazo para pagamento do IPTU 2021 (Imposto Predial e Territorial Urbano) cujo boleto será entregue pelos Correios, a partir do fim de fevereiro. Devido à pandemia, os boletos terão data de vencimento para 11 de maio, tanto da primeira parcela ou para pagamento em cota única (com desconto de 5% sobre o valor do imposto).

A entrega pelos correios começa em breve! O decreto de lançamento já foi efetuado e os boletos estarão disponíveis a partir de março, para impressão no site da prefeitura, seja da segunda via da cota única ou das parcelas, Este é um recurso próprio, que deve ser investido por lei, no mínimo 40% entre 15% na saúde e 25% na educação, auxiliando na infraestrutura da cidade, é o imposto que retorna para o contribuinte em serviços no município, afirmou o diretor do Departamento de Arrecadação e Fiscalização, Luciano Araújo Silveira.

Quem não receber o carnê da cota única ou da primeira parcela pelos correios ou tiver alguma dificuldade para acessar a internet para emissão das parcelas, também pode optar por retirar o boleto para pagamento no Paço Municipal. O pagamento do IPTU pode ser feito nas agências bancárias do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Lotéricas e Santander. O contribuinte pode optar pelo parcelamento em oito vezes, com a primeira vencendo em maio e a última parcela em dezembro.

Vale ressaltar que o não pagamento, além de contabilizar o débito como dívida ativa, pode resultar em protesto, ou em execução fiscal por parte do município.