Prefeitura de Guarapuava repassa recursos economizados pela Câmara a entidades

27/06/2014

Na manhã desta sexta-feira (27), a Câmara de Vereadores formalizou o ato devolução de verbas ao município. O valor de R$ 600 mil, resultado da economia do Legislativo em 2013, foi repassado à Prefeitura de Guarapuava que dividiu e doou a cinco entidades filantrópicas. O evento teve a presença do prefeito Cesar Silvestri Filho, presidente da Câmara, Edony Klüber, provedor do Hospital São Vicente, Rui Primak, presidente da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Valdinei Domingues, presidente da Apadevi (Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual), Renilson José, diretor da ADFG, Antonio Marcos da Rosa, e presidente do Iasef (Instituo Amanhecer Sem Fome), pastor Vanderlei Melo.

Para Cesar Filho, a ação do Poder Legislativo mostra o comprometimento público com a população guarapuavana. “Esse gesto da Câmara de Vereadores ilustra a fase que o município vive, uma fase de sintonia entre o povo e seus representantes políticos, resultado da consciência na época eleitoral”, afirma. “A economia foi possível com a conscientização conjunta dos vereadores, que estabeleceram medidas e metas na redução dos custos. Todo ano fazemos esse repasse de verbas não utilizadas e, este ano, a quantia alcançada foi mais do que satisfatória. Mesmo com o aumento do número de vereadores, as ações de diminuição de gastos da Câmara não foram prejudicadas”, avalia Klüber.

O montante foi distribuído de acordo com a demanda das entidades. O Iasef recebeu R$ 4,4 mil para a compra de beliches e colchões. Para a ATFG, foram repassados R$ 20,5 mil, destinados à ampliação da cozinha do projeto. A Apadevi foi contemplada em R$ 25 mil para a compra e a instalação de um elevador em sua sede, proporcionando acessibilidade aos atendidos pela associação. A quantia de R$ 250 mil foi para a construção de um centro de equoterapia da Apae. O Hospital São Vicente ganhou R$ 300 mil para a aquisição de máquinas utilizadas em sua lavanderia interna. De acordo com o provedor do Hospital São Vicente, Rui Primak, o dinheiro será muito bem utilizado. “Agradecemos pelo esforço da Prefeitura de Guarapuava em estabelecer esse compromisso com as entidades. As novas máquinas em nossa lavanderia interna são extremamente necessárias para que as outras atividades do hospital aconteçam normalmente”.