Prefeitura de Guarapuava recomenda a volta do uso de máscaras no enfrentamento ao Sars-Cov-2

16/11/2022

A prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde do município, recomenda o uso de máscaras como forma de prevenção e controle da COVID-19. A medida se dá devido o aumento da transmissão do vírus e da circulação da nova variante ômicron com ênfase nas sublinhagens BQ.1*, BA.5.3.1 no Brasil.

“Passamos a fazer essa recomendação no enfrentamento ao SARS-CoV-2, porque constatamos que em ambientes fora do município ou em outras capitais como Curitiba, São Paulo e até mesmo em outros Países está acontecendo um aumento das contaminações por COVID. Essas contaminações, muito provavelmente, são causadas pelas sublinhagens da variante BQ 17. A recomendação quanto ao uso de máscaras e distanciamentos sociais são as mesmas que temos visto desde o início da pandemia. Elas também se fazem extremamente necessárias porque essa variante omicron e as suas sublinhagens apresentam algo que chamamos de ‘escape vacinal’. Quer dizer que as vacinas não são tão efetivas para prevenir óbitos e internamentos aos pacientes que são infectados por essas novas sublinhagens”, explica o diretor do departamento de Vigilância em Saúde, Hiagor Silva.

O diretor ainda completo que nesse momento a recomendação é para que se diminua uma possível sobrecarga do sistema de saúde. “Além da recomendação para o uso de máscara, também é recomendado que as pessoas concluam o seu esquema vacinal. Todos aqueles que não tomaram a vacina, como a terceira e a quarta doses, precisam procurar os postos de vacinação para pôr o calendário vacinal em dia”, conclui Hiagor.

Como forma de prevenir a doença, alguns cuidados são necessários, conforme orienta a Secretaria de Saúde, tais como:

• Higienização frequente das mãos com álcool 70% ou água e sabão;

• Uso de máscaras de proteção facial: principalmente por pessoas com fatores de risco para complicações da COVID-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades);

• Uso de máscara em pessoas com sintomas gripais ou que tiveram contato com casos confirmados de COVID-19;

• Manter a vacinação contra COVID-19 em dia de acordo com a faixa etária. Com especial atenção às doses de reforço.

• Para profissionais de Saúde, reforçar com a população a importância da imunização e a aplicação de todas as doses de reforço, especialmente quando a última dose foi aplicada há mais de 120 dias.