
Prefeitura de Guarapuava promove V conferência de segurança alimentar e nutricional do município
11/07/2023
Com o tema “Erradicar a Fome e Garantir Direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”, o evento contou com a participação de autoridades locais, agricultores e representantes de entidades socioassistenciais de Guarapuava.
Na manhã desta terça-feira (11), a prefeitura de Guarapuava, por meio do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), realizou a V Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Com o objetivo de discutir sobre os determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional; Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada; Democracia e participação social, a V Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Guarapuava é a concretização da participação social para fortalecer os compromissos políticos com a democracia, com a erradicação da fome com comida de verdade e com o direito humano à alimentação adequada, por meio de sistemas alimentares justos.
Representando a secretária da SEMADS, Elenita Lodi, o secretário de Meio Ambiente de Guarapuava (SEMAG), Germano Toledo Alves discorreu sobre a importância desta ação. “O papel desta ação é para discutir democraticamente sobre este assunto de extrema importância para a comunidade. Nossa secretaria é responsável por diversas ações aliadas à alimentação do município, como o projeto de compostagem realizado nas escolas. 80% da alimentação da nossa população vem da agricultura familiar e uma das nossas ações é a de proteção de nascentes. A partir deste trabalho, conseguimos entregar a melhor água para os nossos agricultores produzirem com qualidade”, falou Germano.
“Em anos anteriores, tivemos um desmonte dos nossos conselhos, por conta do agravamento da fome e da insegurança alimentar imposta pela pandemia. Portanto, neste momento, discutir este assunto, debater nossas dificuldades e demandas, irá fortalecer a política de segurança alimentar e nutricional, na construção da política e com a condução desta política dentro do município”, contextualiza a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Guarapuava, Carla Daiane de Lima.
“Sabemos que milhões de pessoas no Brasil sofrem com a fome. Então, essa Conferência vai propiciar uma grande discussão para que sejam elaboradas várias propostas que serão acolhidas. Em termos de Secretarias de Estado, já existem diversos programas no que diz respeito à produção rural e alimentação de qualidade, mas ainda há muito o que ser discutido e implantado para o combate da fome e a produção de alimentos de qualidade”, argumentou o chefe da secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB) do Núcleo Regional de Guarapuava, Arthur Bittencourt Filho.
O secretário de Agricultura de Guarapuava, Itacir Vezzaro, falou da importância da Conferência. “Promover debates democráticos como este, é de extrema importância para mudarmos a realidade da sociedade e combatermos a fome. Mas para isso, é preciso também, a criação de políticas públicas voltadas para a alimentação. E isto é realizado em nosso município, graças ao apoio do nosso prefeito Celso (Góes). Dentro de nossa secretaria, existem diversos projetos com este intuito, que incentivam a agricultura familiar, como as hortas comunitárias, a distribuição de alimentos para a merenda escolar, a Feira Solidária por exemplo. Além de muitos outros que já desenvolvemos. Queremos ampliar e melhorar ainda mais estes projetos”, salientou Itacir.
Representando o poder legislativo de Guarapuava, a vereadora Terezinha Daiprai, falou da participação das mulheres na Conferência e na agricultura.
“Mais uma vez, as mulheres têm um número muito expressivo aqui hoje e no meio da agricultura. Quando a fome chega em uma família, sabemos que a mãe é a primeira a sentir e a correr atrás do alimento para seu filho. Quero enaltecer as mulheres agricultoras de nosso município. Guarapuava é uma terra fertil, de povo trabalhador, por isso, temos condição de lutar para que nosso povo não passe fome”, pontuou Terezinha.
Durante a manhã, o evento contou com a palestra magna da nutricionista Jaciara Reis Nogueira Garcia. Com o tema: “Comida de verdade, democracia e equidade: erradicar a fome e garantir direitos”, a convidada falou sobre segurança alimentar e nutricional e a importância em identificar o que é a comida que nutre e alimenta. “Este tema é muito profundo, necessário e urgente. Quando se fala em segurança alimentar, diz respeito ao poder de escolha dos alimentos que irão saciar a mim e à minha família. Quais as condições que eles foram produzidos e por quem. Para se ter uma alimentação de qualidade, com segurança, é preciso ter consciência de que os impactos que as minhas escolhas alimentares irão influenciar a mim e ao planeta em que vivo”, explicou a profissional.
Na parte da tarde, a Conferência contou com o lançamento do Plano (Secretários da CAISAN), apresentação dos Candidatos para Eleição dos delegados para a Conferência Regional, eleição e trabalhos em grupo.
Para conferir a galeria com todas as fotos do evento CLIQUE AQUI.