Notícias

Prefeitura de Guarapuava promove ampliação do atendimento virtual em saúde por meio do Call Center

14/07/2023

Serviço de teleatendimento foi criado em razão da pandemia de COVID-19 e continua se desenvolvendo.

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do seu Call Center, vem desempenhando um papel importante na promoção da saúde e bem-estar da população. Com uma proposta inovadora e focada na ampliação do acesso ao cuidado, a equipe tem realizado um extenso trabalho no atendimento em saúde, incluindo gestantes e lactantes.

 

“O teleatendimento em saúde se estabeleceu como uma ferramenta crucial na promoção do cuidado, especialmente em um contexto em que a saúde da população se torna uma prioridade incontestável. Com o emprego de tecnologias de ponta e a implantação do programa assistente virtual SARA, o Call Center assume um papel ainda mais relevante ao oferecer orientações aos cidadãos sobre como utilizar essa valiosa ferramenta para acessar serviços de saúde”, declarou o prefeito Celso Góes, reforçando o compromisso de sua administração em aprimorar o sistema de saúde e garantir que todos tenham acesso rápido e eficiente aos cuidados necessários.

 

“O Call Center teve seu papel fundamental no atendimento aos pacientes na pandemia, e percebemos que se transformou em um serviço essencial, por isso foi reformulado. Primeiramente, foi reestruturado no atendimento aos pacientes com cronicidade (diabetes e hipertensão); acompanhamento às gestantes e puérperas; no acompanhamento da amamentação e agora na reestruturação das consultas on-line, por meio do robô SARA, nossa assistente virtual para as consultas na atenção primária. O Call Center está acompanhando tanto as unidades quanto aos pacientes para as consultas. ampliando o acesso da população aos serviços de saúde”, destacou Chayane Andrade Ceroni, secretária de Saúde de Guarapuava

 

Essa reestruturação também contemplou uma nova proposta de trabalho, cujo objetivo é garantir que o atendimento remoto ofereça a mesma qualidade e eficiência do atendimento presencial.

 

“Desde o mês de fevereiro, a equipe do Call Center tem trabalhado em parceria com algumas Unidades Básicas de Saúde, em particular, com aquelas com horário estendido, que foram selecionadas como piloto para a integração do programa assistente virtual SARA. O objetivo dessa ação é estimular os servidores da saúde a utilizarem a tecnologia e, ao mesmo tempo, capacitá-los para que possam orientar os usuários sobre como acessar a SARA para receber atendimentos e informações relacionadas à saúde”, afirmou a enfermeira e coordenadora do Call Center, Laís Depaoli.

 

A equipe conta com enfermeira, psicóloga e fisioterapeuta. No momento, a orientação em enfermagem e psicologia estão disponíveis. 

 

O Call Center está disponível de segunda a sexta-feira, nos telefones 0800 642 0019 / 42 3142-1708 ou 42 3142-1710. O atendimento para gestantes e lactantes é feito pelo número (42) 991450841.

 

Atendimento a gestante e lactante

 

A gestante ou lactante terá a possibilidade de receber atendimento de enfermagem de forma espontânea, seja entrando em contato inicialmente pelo WhatsApp ou sendo encaminhada pela própria Unidade Básica de Saúde de referência. O profissional de enfermagem irá estabelecer contato via WhatsApp, identificando as necessidades relacionadas à amamentação materna e fornecendo orientações adequadas de acordo com o protocolo correspondente à condição avaliada. Posteriormente, será marcada uma teleconsulta com o profissional de enfermagem, utilizando o aplicativo Fala Saúde, para a continuidade do atendimento virtual.