
Prefeitura de Guarapuava premia projetos pedagógicos de sucesso desenvolvidos por professores e educadores do Município
20/10/2018
Uma noite especial para comemorar o Dia do Professor e Educador Infantil (15 de outubro). Na noite desta sexta-feira (19), no Vittace Centro de Eventos, a Prefeitura de Guarapuava e a Secretaria de Educação e Cultura realizaram um grande evento para a entrega do Prêmio Professora Evelin Siqueira, que está na quarta edição. A premiação identifica e valoriza ações e projetos pedagógicos de sucesso, que servem como referência docente e vêm sendo desenvolvidos e aplicados por professores e educadores da rede municipal de ensino.
Foram premiados os três melhores projetos dos dezoito inscritos na categoria Professores; e os três melhores entre 14 trabalhos enviados para a categoria Educador infantil. “Para nós é um orgulho, vermos o quanto os professores e educadores do município se esforçam pela educação. Tivemos trabalhos maravilhosos que ilustram isso. São projetos que mostram comprometimento e amor à profissão. Nada mais justo do que homenageá-los”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Turismo e de Obras, Itacir Vezzaro. “Tivemos trabalhos excelentes. São detalhes que fazem a diferença na aprendizagem do aluno. Todos estão de parabéns”, enfatizou a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, destacando que uma comissão da Faculdade Guairacá selecionou os melhores projetos.
Os participantes que se destacaram receberam como prêmio um notebook e terão seus trabalhos publicados em uma revista, em 2019; e, durante o evento, foram entregues aos participantes do prêmio Evelin Siqueira 2015 as revistas com a publicação de seus projetos. Também foi entregue uma placa como forma de homenagem à professora Evelin Elizabeth Deflon Siqueira. Sempre atuando de forma exemplar, Evelin iniciou seu trabalho no magistério em 1967 como alfabetizadora, enfrentou muitos desafios nos seus 40 anos de carreira na educação. Ela, que também trabalhou como secretária escolar, supervisora e diretora, é exemplo no campo docente. Desta forma, o prêmio Professora Evelin Siqueira foi criado em 2013, pela Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Educação e Cultura para incentivar, identificar e premiar projetos pedagógicos que servem de referência docente no trabalho de professores e educadores da rede municipal de ensino de Guarapuava.
O projeto do educador Junior Cezar Ferreira, do CMEI Professora Julita Júlia de Santa Maria, ficou entre os três melhores. Deficiente visual, ele desenvolveu nas turmas Infantil II e III situações de inclusão e socialização, ampliando a possibilidade das crianças e também dos pais conhecerem a rotina de um deficiente. “Eu percebo, inclusive no mundo adulto, que as pessoas não sabem como fazer a abordagem do deficiente visual na rua. Muitas vezes chegam e pegam na mão, agarram pelo braço ou até mesmo puxam a bengala. No nosso projeto, primeiro contamos a minha história para as crianças de forma lúdica. Depois, com os olhos vendados tentamos reproduzir o que um deficiente visual passa, em diversas situações, como subir e descer escadas, sentar, andar. Em um segundo momento, fizemos as mesmas situações com os pais, onde as crianças os ajudavam”, resumiu. “Confesso que não esperava ganhar, mas sabia que nosso projeto era muito bom. Quando ganhei o prêmio fiquei muito feliz e emocionado”, concluiu.
Participaram da noite de entrega do prêmio, cerca de 1.500 profissionais da educação, que aproveitaram uma grande noite com um jantar e animação do grupo Contemplação. Durante o evento, houve sorteios de brindes. Também prestigiaram a noite o secretário de Trânsito e Transportes, José Airson Horst, de Meio Ambiente, Celso Alves de Araujo, e de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre, além dos vereadores Danilo Dominico, Celso Costa e Marcio Carneiro.
Três melhores trabalhos na categoria Professores
Elisete Aparecida Russi Cardoso – Escola Professor Maack – projeto Os números governam o mundo
Marciele De Ramos – Escola Dalila Haenish Teixeira – projeto Cultura Popular: lendas de Guarapuava aprendidas, contadas e socializadas com a comunidade
Simone Ferreira Zeni – Escola Domingos Sávio – projeto O lúdico e os sistemas de medidas
Três melhores trabalhos na categoria Educadores
Junior Cezar Ferreira – CMEI Professora Julita Júlia de Santa Maria – projeto Para além do olhar
Lucila de Oliveira Martins – CMEI Mamãe Margarida – projeto Releitura de obras de arte: sou criança, sou artista
Silmara de Fátima Cordeiro – CMEI João Maria de Agostinho – projeto Impacto nas relações pessoais no bem-estar das crianças
Publicado em: 21/10/2018
*Fotos: Secretaria Municipal de Comunicação | Assessoria Câmara de Vereadores de Guarapuava