Prefeitura de Guarapuava orienta sobre o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos

17/09/2018

O Ministério do Turismo lançou uma campanha sobre o Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) obrigatório para guias de turismo, meios de hospedagem, acampamentos turísticos, agências de turismo, transportadoras turísticas, parques temáticos e organizadores de eventos. Para apoiar a iniciativa, a Secretaria de Turismo de Guarapuava está orientando os empreendimentos sobre a renovação anual do cadastro, que é gratuito.

Guarapuava tem a terceira maior arrecadação em hospedagem no Paraná, ficando atrás apenas de Curitiba e de Foz do Iguaçu. “Nosso município tem localização estratégica, na rota para o Mercosul, sendo considerada uma cidade-dormitório, porque muitos viajantes pernoitam em nossa cidade para descansar e prosseguir viagem no dia seguinte. E o turista de lazer está descobrindo os encantos de Guarapuava, ocupando cada vez mais os nossos meios de hospedagem, como grandes hotéis, pousadas familiares e os acampamentos turísticos. Também estão usando cada vez mais os outros serviços turísticos”, avaliou o vice-prefeito e secretário de Turismo e de Obras, Itacir Vezzaro.

Em Guarapuava, há 22 hotéis em funcionamento e mais três em construção ou em fase de acabamento. A capacidade total é para mais de 2.200 hóspedes, somando leitos simples, duplos e triplos. “Apenas sete hotéis estão regularizados e isso deve ser corrigido para beneficiar os próprios estabelecimentos que, sendo cadastrados, terão acesso a oportunidade de fomento e apoio”, informou o diretor de Turismo, Márcio de Sequeira. “O Ministério do Turismo fez algumas mudanças no registro de serviços turísticos, permitindo que todo o processo de cadastro seja feito eletronicamente, tornando o trâmite mais rápido e moderno. O cadastro deve ser renovado anualmente, sendo totalmente gratuito”, reforçou Márcio, destacando que  a equipe da Secretaria de Turismo de Guarapuava tem a parceria dos demais municípios que integram a região turística Terra dos Pinheirais, incluindo a região Serrana do Paraná (Guarapuava, Prudentópolis, Pinhão e Bituruna) para orientar os empreendedores.

Mais informações sobre o Cadastur podem ser obtidas na Secretaria de Turismo, pelo telefone (42) 3629-6112.

Clique aqui e veja o vídeo explicativo de 1 minuto do Ministério do Turismo sobre a importância do Cadastur.

Publicado em: 17/09/2018