Notícias

Prefeitura de Guarapuava lança a primeira turma do Cocreation Lab

09/12/2022

Os projetos foram classificados a partir de editais. Nos próximos cinco meses, as ideias serão incubadas e viabilizadas por meio de capacitações, mentorias e colaboração.

 

 

Em um evento que reuniu dezenas de pessoas das mais variadas áreas da tecnologia, foi lançada, no fim da tarde desta quinta-feira (8), na sede do Cilla Tech Park, no Bairro Cidade dos Lagos, a primeira turma do Cocreation Lab.

 

O programa de pré-incubação é uma parceria entre a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Inovação e Tecnologia, e o SEBRAE.

 

O projeto, que teve o edital aberto em 17 de outubro, em uma cerimônia realizada no paço municipal, visa auxiliar empreendedores, estudantes e startups na fase de maturação de ideias, a desenvolverem novos produtos e soluções, com o intuito de pensar a cidade de maneira tecnológica, com ações que venham ao encontro do desenvolvimento nos mais diversos campos.

 

Mais de vinte projetos inscritos foram selecionados e, a partir de agora, receberão suporte para sua concretização e posterior lançamento no mercado.

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, disse, em nota, que a iniciativa é muito importante, pois consolida o município, cada vez mais, como polo tecnológico de referência para todo o País.   

 

“Eu, enquanto prefeito, me sinto muito feliz por este momento. A formação desta turma de pensadores, de pessoas que vão além dos seus limites na busca e na criação de soluções para os problemas do dia a dia, merece destaque e reconhecimento. São sonhos que estão se concretizando a partir da viabilização e incentivo. Nossa cidade se apresenta e se destaca como um local de inovação. Basta ver que hoje somos notícia em nível nacional. Apesar dos tempos difíceis pelos quais passamos nos últimos anos, muitas coisas boas estão chegando para Guarapuava e tudo isso, graças ao esforço e o trabalho incansável de muitas pessoas.  Não é à toa que nós somos a primeira cidade do Paraná em empreendedorismo”, escreveu o prefeito.

 

O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Sávio França Denardi, falou, na abertura da aula inaugural, que esta primeira turma do Cocreation Lab é a resposta que faltava para as pessoas visionárias de Guarapuava, que não se contentam com o básico, e vão em busca da inovação por meio da tecnologia e do estudo. “Temos aqui, uma turma de pessoas comprometidas e sonhadoras. Tudo parte deste sonho de ir além, de fugir do básico. Eu dou as boas-vindas a todos e digo que estaremos sempre à disposição nesta caminhada que tenho certeza, será de muito sucesso”, pontuou o secretário.

 

O professor universitário, CEO da TXM Methodos e fundador da maior rede de laboratórios de idealização do País, Salomão Ribas Gomez, foi quem ministrou a primeira aula do Cocreation Lab em Guarapuava e falou da importância de os municípios apoiarem o desenvolvimento tecnológico. Ele ressaltou também, que por meio do SEBRAE, o que antes era só um sonho, um pensamento, pode se tornar realidade com grande potencial de sucesso. 

 

“Eu sempre falo, em minhas aulas, que ações como esta que ocorre hoje, na formação de uma turma nova, é um verdadeiro trabalho social. Durante as aulas, as ideias de cada um aqui serão instigadas para que os projetos saiam das mentes, passem pelo papel e, em seguida, virem realidade. Ideias sem ação, não valem de nada. Hoje, estamos transformando Guarapuava no centro das atenções para a inovação”, destacou.

 

Conforme o diretor do Laboratório de Ideias de Guarapuava, Andy Troc, a iniciativa de criar uma turma de estudantes na área de inovação surgiu ainda durante a pandemia de COVID-19 e, em pouco tempo, o projeto ganhou formas, chegando ao ponto de ser posto em prática com a criação da primeira turma do Cocreation Lab. 

 

“A ideia que surgiu ainda na pandemia, foi a de reunir pessoas em torno da inovação para criar soluções e oferecer serviços às pessoas, à comunidade, enfim. Como sabemos, toda inovação gira em torno de conexões. E o prefeito Celso tem apoiado nossos projetos e dado muita força para o Lab, principalmente após a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação que é uma secretaria importante para que possamos promover mudanças na cidade, dando uma abertura ao nosso trabalho”, explicou

 

Serão cinco meses de atividades gratuitas para transformar ideias de negócio em empresas, por meio de capacitações, mentorias e colaboração. O Programa de pré-incubação oferecerá a oportunidade de aprender a empreender com os melhores especialistas do mercado.