Prefeitura de Guarapuava  inova com sistema de Alvará Web e aplicativo Cidade Mob

22/05/2019

Na manhã desta quarta-feira (22), população, servidores, imprensa e profissionais da classe contábil prestigiaram mais um passo da administração municipal de Guarapuava no universo da inovação, tecnologia e na desburocratização dos serviços com o lançamento do sistema de Alvará Web e do aplicativo Cidade Mob. “Nós atuamos sempre no sentido de facilitar a vida da população e essa ferramenta mostra isso. Por meio de aplicativos e plataformas que ofereceram segurança e permitam a solução de problemas pelo meio digital nós agilizamos os processos e reduzimos custos. É uma evolução no processo de modernização dos serviços públicos e desburocratização”, comemorou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

São ferramentas digitais que permitem que Guarapuava, mais uma vez, avance como cidade moderna e com uma gestão pública próxima ao dia a dia da população. O sistema de Alvará  Web possibilitará que todos os procedimentos referentes ao documento, feitos até então no balcão do paço municipal, passem para a plataforma online, por meio do site da prefeitura. Tudo isso refletirá em eficiência temporal, com uma redução de sete dias para 48 horas na liberação do documento. “A emissão e renovação de alvarás para empresas que não ofereçam risco ao município ou para suas atividades, como do ramo de alimentos ou defensivos agrícolas, poderão ser feitas por meio dessa ferramenta online que representa um avanço importante nos serviços e na gestão pública da nossa cidade”, destacou o secretário de Finanças, Diocesar Costa de Souza.

Atualmente, Guarapuava emite, em média, sete alvarás por dia para novas empresas. Para renovações, são três novos alvarás diários. Pela demanda, o novo sistema transformará diretamente o trabalho de diversos profissionais, principalmente da área contábil. “Estamos colhendo os frutos de um trabalho que estamos fazendo há um bom tempo. A vontade da administração existe e isso nos permite avançar em ferramentas importantes como essa. Mais uma vez nós agradecemos por esse trabalho”, afirmou o presidente do sindicato dos contabilistas de Guarapuava, Sadi Giongo.

Além desses profissionais, por meio do aplicativo Cidade Mob, toda a população terá acesso rápido e prático à consulta de débitos, imóveis, solicitação de guias e pagamentos. Com esta ferramenta, Guarapuava é novamente destaque no Paraná sendo um dos primeiros municípios a inovar neste ramo. “Se você tem um imóvel e quer consultar débitos, ou quer fazer o pagamento de uma guia, tudo pode ser projetado no smartphone e feito o pagamento online. Se você é empresário, também pode baixar o aplicativo, cadastrar o CNPJ e ter as informações na palma da mão”, explicou Diocesar. O aplicativo guarapuavano já está disponível para download gratuito para os sistemas Android e iOS.

Também participaram do lançamento o delegado regional de contabilidade do Paraná, Carlos Alberto Kuhl, diretora regional do Sescap de Guarapuava, Giselle Piasecki, a representante do Conselho Empresarial da Mulher, Eva Schran, diretor de arrecadação e fiscalização da prefeitura, Adão Monteiro, vereadores Celso Lara da Costa, Valdemar Calixtro dos Santos, Márcio Carneiro e Samuel da Silva Pinto e secretários municipais.

Publicado em: 22/05/2019