Notícias

Prefeitura de Guarapuava inicia obra de revitalização da Avenida Rubem Siqueira Ribas

07/03/2023

A obra irá garantir mais segurança aos motoristas, ciclistas e pedestres, melhorando a mobilidade na avenida que dá acesso ao Parque Recreativo Jordão.

 

Visando dar mais visibilidade e acessibilidade a um dos pontos turísticos mais importantes do município, a Prefeitura de Guarapuava iniciou a obra de revitalização da Avenida Rubem Siqueira Ribas, no bairro Jordão. O projeto foi elaborado pelo Centro de Planejamento Urbano e Habitacional de Guarapuava (CEPLUHG), com intuito de garantir mais segurança aos motoristas, ciclistas e pedestres, melhorando a mobilidade na avenida que dá acesso ao Parque Recreativo Jordão.

 

“Será mais do que um ponto turístico de Guarapuava, pois além de valorizar a vila Jordão, melhorar a qualidade de vida dos moradores daquela região, certamente irá atrair mais pessoas para visitar a nossa cidade. Esse é um investimento para o povo de Guarapuava”, destacou o prefeito Celso Góes. 

 

O secretário de Planejamento e Urbanismo de Guarapuava, Paulo Dirceu Rosa de Souza, explica como vão acontecer as obras. 

 

“Pela sua dimensão, a obra precisou ser dividida em três etapas. Sendo, nesta primeira, que iniciou recentemente, composta pela drenagem, que é a base de tudo, seguindo para a terraplanagem para a construção dos passeios, alargamento da pista, as rótulas que irão ser construídas, os acessos, a partir da linha do trem até a ponte do rio Jordão. Previsão para conclusão desta, em menos de 1 ano”, explicou.

 

O secretário ainda explicou que, a equipe da Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (SURG), irá realizar um trabalho provisório de “tapa buraco” no trecho que mais necessita apenas para melhorar a mobilidade da via neste período e posteriormente será refeito o asfalto. 

 

“A segunda fase é composta pelo estudo geológico da Serra do Jordão. Será contratada, por meio de licitação, uma empresa especializada no assunto, pois em determinados trechos, é possível identificar partes do asfalto que está cedendo e acontecendo pequenos deslizamentos. Então, antes de iniciar as obras no asfalto, é preciso realizar este estudo mais aprofundado”, explicou Paulo. 

 

“A partir da finalização deste estudo, que demora cerca de 30 dias, iremos finalizar o projeto entre a linha do trem e a rótula do Mirante da Serra, terminando a segunda fase”, contou. 

 

A terceira fase é a da conclusão de todo o projeto que será realizada entre o Mirante do Jordão e o Parque Linear do Trianon. 

 

“Sabemos que projetos desta dimensão tendem a ocasionar alguns transtornos durante o seu processo. Porém, pedimos à população que compreenda, pois esta obra irá beneficiar diretamente a qualidade de vida e a mobilidade dos moradores de toda a região”, finalizou o secretário.

 

Importante ressaltar a população que, de acordo com a Secretaria de Trânsito e Transportes (SETRAN), o tráfego de veículos está liberado em toda a extensão da obra. Em determinados momentos, haverá o sistema de barreiras com a sinalização PARE e SIGA para que as máquinas possam trabalhar na pista.  

 

Projeto

O projeto arquitetônico, prevê a revitalização a partir da ponte do Parque Recreativo do Jordão e vai até o Parque Linear do Trianon. Com uma nova via, com um belvedere (espécie de mirante), para registros fotográficos, um ponto perfeito para admirar a natureza. 

 

Com equipamentos públicos como mesas, bancos para descanso, lixeiras, bebedouro, jardim, um bicicletário e uma iluminação moderna, toda em Led. Além disso, a obra prevê o alargamento da pista de rolagem de veículos, ciclofaixas com dois metros de largura, calçadas, pista de caminhada, faixas elevadas para pedestres, paisagismo, iluminação e sinalização.