Notícias

Prefeitura de Guarapuava incentiva a diversificação no campo com o projeto de Avicultura

06/11/2014

Na manhã desta quinta-feira (06), a Secretaria de Agricultura entregou 5 mil galinhas poedeiras a 100 produtores rurais de Guarapuava. Os técnicos identificaram e selecionaram famílias que atenderam os requisitos necessários, como questões sanitárias e de estrutura nas propriedades. O projeto de Avilcultura contribui com a diversificação produtiva e ampliação da renda no campo. “A parceria da secretaria, através do programa Vida Rural, com Instituto Globoaves foi importante, pois a partir dessas 50 aves de postura que cada produtor recebeu, ele poderá iniciar uma nova atividade em sua propriedade”, afirma o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro.  

Os produtores terão assistência dos profissionais da Secretaria de Agricultura. “O animal precisa estar em um galinheiro adequado, para que possa fazer seu ninho e produzir. Quando o produtor realizar o cuidado correto, vai perceber que é uma atividade rentável e que vale a pena investir”, explica o médico veterinário Mário Augusto de Liz Andrade. “Optamos por entregar 50 pintainhos de 28 dias para que aprendam a fazer o manejo adequado, aproveitando ao máximo o que o animal pode oferecer”, acrescenta.

Jaqueline Horsth e Adalberto Guimarães, moradores do assentamento Paiol de Telha, estão entre os beneficiados pelo projeto. Para Jaqueline, a entrega das galinhas é um incentivo, principalmente para as mulheres. “Na minha terra, além das hortaliças, planto milho e feijão. Com os ovos, posso ter uma renda a mais”, opina. Adalberto Guimarães elogia a parceria com a Prefeitura. “Estamos tendo crescimento e desenvolvimento no nosso trabalho”, afirma o produtor de beterraba e cenoura.