Prefeitura de Guarapuava firma termo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura

10/12/2014

Na manhã desta quarta-feira (10), o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, a chefe da representação sul do Ministério da Cultura, Margarete Costa Moraes, e a diretora do Departamento de Cultura, Rosevera Bernardim, assinaram o termo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura. A adesão é o primeiro passo para que a cidade tenha mais possibilidades e recursos, junto ao Governo Federal, no que se refere ao setor. “Nossa cidade possui muita riqueza histórica e cultural, por isso cada vez mais estamos buscando recursos para realizar ações culturais. Queremos que a população respire cultura”, destaca Cesar Filho, agradecendo a presença de autoridades, representantes das escolas municipais, produtores culturais e artistas locais da região macro Centro-Sul. a solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores.

Segundo Margarete Costa, a assinatura do termo possibilita uma relação de respeito e autonomia entre os governos Federal, Estadual e Municipal. “É um momento muito emblemático, pois a adesão ao sistema possibilita o fortalecimento do município na área da cultura, com uma política de estado. Sem cultura a vida não tem sentido. Guarapuava está de parabéns”, afirma. “A adesão ao Sistema Nacional de Cultura permite à nossa cidade participar de editais, sendo o caminho de oportunidades para que possamos trazer mais recursos do Governo Federal para Guarapuava”, avalia a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy”.

Para Rosevera Bernardim, a cultura é muito dinâmica e o incentivo à prática de manifestações culturais cresce cada vez mais na cidade. “Nos últimos 20 meses, Guarapuava vem vivenciando um visível ciclo de crescimento, inclusive na questão cultural”, enaltece. “O prefeito sempre nos apoiou e, para nós, é um orgulho ter essa parceria. A conquista de hoje é resultado de um trabalho que vem sendo realizado desde o ano passado”, complementa. Além da assinatura, os participantes assistiram a apresentação dos alunos da oficina de flauta doce, da Casa da Cultura; e a palestra “Política Cultural Brasileira – bases jurídicas, conceituais e institucionais”, ministrada por Margarete Costa.