Notícias

Prefeitura de Guarapuava finaliza instalação de quatro conjuntos de contentores subterrâneos

15/05/2018

Usando a tecnologia e a inovação em favor do meio ambiente e da qualidade de vida da população, o município de Guarapuava é o primeiro do Estado e o segundo da região Sul do Brasil a instalar contentores subterrâneos. Já foram instalados quatro conjuntos de contentores na rua XV de Novembro, sendo na Praça Cleve e em frente ao INSS, Clube Guairá e Correios. Uma equipe já trabalha na construção dos contentores na Saldanha Marinho.

“O contentor subterrâneo é o que existe de mais moderno quando falamos em coleta de resíduos orgânicos. Com um design inovador, os contentores são práticos, seguros e  até se valorizam as praças, calçadão da XV e demais locais onde serão instalados, pois não teremos a questão aparente e nem possível mau cheiro”, destacou o prefeito Cesar Silvestri filho.

O lixo depositado vai para um espaço subterrâneo, abaixo da calçada. A coleta mecanizada acontece diariamente. “Vamos instalar na cidade 12 conjuntos, sendo que cada conjunto possui dois contentores, com capacidade para receber 2.000 litros de resíduos orgânicos. O investimento do Fundo Municipal do Meio Ambiente nessa tecnologia coloca Guarapuava entre as cidades mais modernas do país em relação à coleta de lixo orgânico. Porém para que os contentores cumpram sua função é preciso que a população utilize para o verdadeiro fim que é receber lixo orgânico. Neste sentido, vamos reforçar as nossas ações de educação ambiental para conscientizar sobre o descarte correto desses resíduos”, informou o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.

É permitido depositar nos contentores todo tipo de lixo orgânico, como:

  • Restos de alimentos;
  • Frutas em decomposição;
  • Papel higiênico usado;
  • Fraldas;
  • Tudo que não for reciclável.

lixeiras subterraneas (1)lixeiras subterraneas (6)lixeiras subterraneas (7)lixeiras subterraneas (13)