Prefeitura de Guarapuava entrega obra de urbanização no Jardim das Américas

04/07/2015

A grande obra de engenharia realizada na avenida Aragão de Mattos Leão Filho, no Jardim das Américas, mudou totalmente a região. Uma das maiores intervenções executadas pela Prefeitura de Guarapuava foi o desassoreamento do rio Cascavelzinho e a substituição da antiga ponte de madeira, por uma estrutura composta por 130 bueiros celulares que proporcionam a vazão do rio e evitam alagamentos. Além da pavimentação e elevação em dois metros, a via recebeu meio fio, calçadas, ciclovia, sinalização e novos postes de iluminação. Olhando tantas melhorias, dona Teresinha Batista, 50 anos, diz que prefere esquecer como era a avenida. “Moro aqui há 25 anos e esperava por este momento, por isso eu vim aqui neste dia de comemoração. Só tenho a agradecer toda essa mudança. Nem parece o mesmo lugar. Chega de barreiro e de poeira. Agora é vida nova”, disse a diarista ao agradecer o prefeito Cesar Silvestri Filho, durante a entrega da obra na tarde deste sábado (04).

“Revitalizada com recursos próprios, a avenida agora está do jeito que a população merece, uma espera que chegou ao fim após 30 anos. Fico feliz em viver esse momento com todos vocês que agora têm mais qualidade de vida e segurança. Toda essa região passa a ocupar seu merecido lugar como importante eixo viário do município, interligando Jardim das Américas, Paz e Bem, São Vicente e Jardim Aeroporto ao Centro e à BR277”, destaca o prefeito, ressaltando outras obras no local, como a terraplanagem de um terreno, onde serão construídas 500 casas populares.

O presidente da Surg, Fernando Damiani, lembrou da enchente no ano passado e destacou que a revitalização da avenida foi uma das obras mais importantes feitas na cidade para evitar esse tipo de catástrofe. “A administração atual abraçou a causa do Jardim das Américas e mostrou para todos que é possível sim realizar uma obra dessa proporção”, afirma. “O que foi feito aqui se chama ousadia. Me sinto emocionada em ver a alegria no rosto de cada um hoje aqui presente. Os guarapuavanos merecem obras desse nível”, comenta a deputada estadual Cristina Silvestri. Também prestigiaram a cerimônia o presidente da Agepar, Cezar Silvestri, o empresário Jair Golinhaki, secretários municipais, vereadores e representantes de entidades. Entre tantas pessoas, uma das mais emocionadas era Giselle Mattos Leão Abdanur, que agora pode se orgulhar da avenida que leva o nome de seu pai.

Os moradores comemoram a entrega da obra e aproveitaram as atividades lazer e recreação, além das ações desenvolvidas pelo projeto Circulando – Prefeitura nos Bairros. A Banda Jovem Municipal e o Grupo Contemplação também animaram a tarde. O morador do Jardim das Américas há 30 anos, Antônio Noé do Rosário, 62 anos, aproveitou a programação. Apesar da total mudança na avenida, ele lembra dos momentos difíceis que agora fazem parte do passado. “Antes era muito ruim pela avenida. Quando aconteceu a enchente, a água inundou tudo por aqui. Foi desesperador. Hoje, olhando tudo isso aqui transformado, parece um sonho. Em todo esse tempo vivendo aqui, nunca imaginei que as mudanças poderiam acontecer. Agora é realidade, pois teve alguém que se colocou no nosso lugar e fez a diferença”, opina o pedreiro.