Prefeitura de Guarapuava e parceiros lançam o Festival Outono Gastronômico

11/04/2018

Que tal durante três dias você, sua família e amigos terem a oportunidade de degustar pratos típicos, receitas especiais e cervejas artesanais feitas em Guarapuava e região. Entre 8 e 10 de junho, no Parque do Lago, acontecerá o Outono Gastronômico, evento para valorizar a gastronomia na cidade. Na noite desta terça-feira (10), aconteceu o lançamento do festival, promovido pela Prefeitura de Guarapuava com a parceria da Emater, Faculdade Guairacá, Sebrae, Unicentro, Empreendimento Cidade dos Lagos, Agrária, Sicredi e Adecsul, como parte do Programa Guarapuava Turística 2026.

“Uma cidade que se caracteriza e é reconhecida por uma gastronomia competente e diversificada com certeza passa a ser um polo eficiente, e Guarapuava tem essa característica. Temos uma diversidade de culturas que agregaram ao longo dos anos também em nossa culinária. Sem dúvida a gastronomia é um dos componentes mais procurados nos atrativos turísticos e nosso município tem esse potencial, que agora também será apresentado no Outono Gastronômico. Estamos orgulhosos de saber que os guarapuavanos abraçaram esse festival, inclusive os que já estão inseridos em outros projetos da agricultura familiar, mostrando que os desafios podem ser vencidos com muita maestria e talento. O evento com certeza será um sucesso”, afirmou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Agricultura e Turismo, Itacir Vezzaro, o festival contará com diversas atrações, inclusive a 6ª edição da Feira da Agroindústria Familiar. “Serão três dias de diversidade gastronômica. O Parque do Lago será transformado em um espaço para curtir com a família e amigos. Guarapuavanos e visitantes terão a oportunidade de degustar pratos especiais típicos da região e bebidas, além de adquirir produtos artesanais da agricultura familiar na tradicional Feira da Agroindústria Familiar. Será um grande evento, que fomentará também, o turismo local. Todos estão convidados a participar”, destacou Itacir, acrescentando que o Outono Gastronômico também contará com apresentações artísticas.

Frango caipira com polenta está no cardápio do festival que soma 15 deliciosos pratos. Oldair Zorzi e Edineia Barbosa vão aproveitar a oportunidade para apresentar o qualidade do frango que criam em sua pequena propriedade, na comunidade Monte Alvão, Distrito do Guará. “A gente cria, abate e vende nosso frango nas feiras do produtor, da Prefeitura, e agora vamos ver se as pessoas gostam do nosso tempero”, disse Zorzi, que vai contar ainda com a ajuda de Arcelino Bussolotto para apresentar a receita durante o Outono Gastronômico. Nas feiras, o casal também vende embutidos, o carro chefe da agroindústria familiar.

Para o diretor da Faculdade Guairacá, professor Juarez Matias Soares, ser parceiro do festival é motivo de muita satisfação e gratidão. “Não temos dúvidas do potencial gastronômico de Guarapuava. Nossa instituição observando isso, não mediu esforços em potencializar essa realidade em nossa cidade. Firmar essa parceria em um evento como o Outono Gastrômico nos deixa muito felizes, pois é uma oportunidade de fortalecer esse nicho tão importante do nosso município. Só temos a agradecer pela parceria”, frisou Soares.

Também participaram do lançamento do Outono Gastronômico, a coordenadora regional da Emater, Gilca Ferreira; o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona; a coordenadora do curso de gastronomia da Faculdade Guairacá, Leila Pires; secretários municipais; os vereadores Samuel da Silva e Guto Klosowski, que na ocasião representou a presidência da Câmara de Vereadores.