Notícias

Prefeitura de Guarapuava e Centro Universitário Campo Real lançam Programa “A Voz Delas”

29/11/2022

A iniciativa é em alusão aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero. O Programa oferece bolsas de estudos às vítimas.

 

Com o intuito de fortalecer a Rede de Enfrentamento à violência contra as mulheres e oferecer novas oportunidades às vítimas, foi lançado, na manhã desta terça-feira (29), no auditório do Centro Universitário Campo Real, o Programa “A Voz Delas”. 

 

O projeto é uma iniciativa da prefeitura de Guarapuava, por meio das Secretarias de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) e de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), em parceria com o Centro Universitário Campo Real.

 

O foco do Programa é incentivar as vítimas a aprenderem uma nova profissão, para que desta forma, possam conquistar a independência e não terem de se submeter a tratamentos violentos e depreciativos. As ações são em alusão aos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero”.

 

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, destacou a importância em firmar mais esta parceria e, segundo ele, por uma causa tão importante que é a luta pelo fim da violência contra as mulheres. 

 

Eu fico muito honrado em fazer parte de mais um grande projeto em parceria com as duas Secretarias aqui presentes e com o Centro Universitário Campo Real. Sabemos que a luta pelo fim da violência contra as mulheres é uma luta diária e, desde o início de nosso mandato, investimos em criar políticas públicas em favor desta causa. Queremos somar na vida de quem mais precisa de ajuda e se através deste programa conseguirmos formar pelo menos uma mulher, já ficaremos felizes”, destacou o prefeito. 

 

O Programa busca incentivar a inclusão, a formação e as parcerias para fornecimento de bolsas de estudos para pessoas vítimas de violência de gênero. Além disso, atuará também em parceria com instituições públicas ou privadas que desenvolvem ações que trabalhem para a redução de desigualdades, para o enfrentamento a violência contra a mulher e de gênero.

 

O reitor do Centro Universitário Campo Real, professor Edson Aires, explica como serão fornecidas as bolsas pelo Programa. 

“Valorizando nosso compromisso com a responsabilidade social com a comunidade de Guarapuava, e em parceria, mais uma vez, com a prefeitura, o Programa irá conceder semestralmente seis bolsas de estudos, sendo duas bolsas integrais (100%) e quatro parciais (50%)”, detalhou. 

 

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran, enfatiza que cada vez que uma ação desta natureza é viabilizada, são vidas que estão sendo salvas. “Estou muito emocionada em estar presente em mais esta ação em favor da vida de nossas guarapuavanas. É de extrema importância, pois traz muita esperança em poder dar a oportunidade de transformar a vida destas mulheres”, evidencia.

 

A secretária da SEMADS, Elenita Luiza Lodi, complementa a fala da secretária Priscila, enaltecendo a parceria e a ação que está sendo desenvolvida. Ela grifa ainda, sobre a importância de a SEMADS fazer parte deste projeto. “Fizemos questão de que parte da nossa equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) participasse desta reunião, pois eles atendem diariamente a situações e casos de violência doméstica e de gênero. Em nome de toda a nossa equipe, agradeço a esta parceria que irá somar na vida de muitas mulheres”, completou Elenita. 

 

A vereadora e procuradora da mulher de Guarapuava, Bruna Spitzner, representando o poder legislativo, em sua fala, reitera o quanto é importante fazer parte de mais uma ação em favor de quem, por causa da violência, está em dificuldade. “Como representante do poder legislativo, da procuradoria da mulher de Guarapuava, fico muito feliz em participar de mais uma ação viabilizada em favor da vida de nossas mulheres. Sabemos que a grande maioria das vítimas continuam dentro do ciclo de violência pelo financeiro. Então, viabilizar esta ação aqui hoje, e dar a oportunidade destas mulheres se desenvolverem profissionalmente e conquistarem sua liberdade, no sentido mais amplo da palavra, é muito importante e satisfatório. E pode ter certeza de que através disso, muitas vidas serão salvas”, argumentou Bruna. 

 

Todas as informações relativas às pessoas beneficiadas pelo projeto, são sigilosas.